O Laboratório de Microbiologia do Solo, possui uma coleção de bactérias fixadoras de azoto atmosférico, genericamente designadas por rizóbios (Rhizobium), cujo início data de meados dos anos 70 e da ex- Estação Florestal Nacional.
Atualmente tem cerca de 600 estirpes, na sua maioria bactérias autóctones portuguesas isoladas de nódulos de raízes de diversas espécies de leguminosas silvestres ou cultivadas, entre outras: trevos (Trifolium spp.), luzernas (Medicago sativa e espécies relacionadas), Lotus spp (L. corniculatus, L. uliginosus e L. parviflorus), tremoço (Lupinus spp.), grão-de-bico (Cicer arietinum), sulla (Hedysarum coronarium) e serradela (Ornithopus compressus).
O maior número de isolados corresponde aos de Trifolium spp. (250), seguidos pelos de lotus (200) e de luzernas (80).
Estas estirpes em coleção foram avaliadas quanto à fixação de azoto quando em simbiose com as leguminosas respetivas, propriedades fisiológicas, competitividade da nodulação e caracterizadas taxonomicamente por métodos moleculares. Atualmente estão armazenadas em frigoríficos, em frascos com meio específico para o seu crescimento (meio de manitol levedura com carbonato de cálcio) e também crio-preservadas em glicerol.
Bactérias isoladas dos nódulos radiculares de leguminosas e crescidas em placas contendo meio de cultura específico
Ensaio com plantas de trevo subterrâneo, em fitoclimas, para avaliação da fixação de azoto
Leguminosas (Lotus uliginosus) com nódulos radiculares
A coleção de bactérias fixadoras de azoto tem como objetivo contribuir para a conservação da diversidade biológica nacional nesta área, e disponibilizar recursos microbiológicos para fins de investigação e para apoio a agricultores, produtores e empresas que pretendam recorrer aos serviços de produção de biofertilizantes efetuados pelo Laboratório de Microbiologia do Solo.
onde estamos
Para mais informações contacte a responsável da Coleção de Bactérias Fixadoras de Azoto, a Investigadora Auxiliar Isabel Videira e Castro (isabel.castro@iniav.pt).
Contactos
Av. da República, Quinta do Marquês - Edifício Florestal
2780-157 Oeiras – Portugal
(+351) 214 463 760 /61
secretariado.safsv@iniav.pt@iniav.pt