Concurso Fotográfico – ‘Raças Animais Autóctones de Portugal – Conservar a Biodiversidade’
O Polo de Inovação da Fonte Boa do INIAV promoveu um Concurso Fotográfico sobre as Raças Autóctones, sob o tema “Conservar a Biodiversidade’ e com 9 modalidades: 8 para as raças autóctones de asininos, bovinos, canídeos, caprinos, equinos, galináceos, perus, ovinos e suínos e 1 modalidade destinada às raças não autóctones.
Este Concurso Fotográfico, em homenagem às 52 raças autóctones portuguesas, incluiu um Grande Prémio, 25 prémios e menções honrosas. Contou com a participação de mais 200 autores nacionais, com mais de 600 fotografias obtidas de norte a sul do País e Ilhas.
Uma fotografa da autoria de Jorge Bacelar, que representa um verdadeiro Guardião de Biodiversidade, foi distinguida com o Grande Prémio.
A cerimónia de entrega do Prémios decorrerá no dia 12 de junho, no CNEMA, em Santarém, durante a 60ª Feira Nacional de Agricultura / 70ª Feira do Ribatejo, pelas 16.30 h na Nave Central, onde a exposição estará patente até dia 16 de junho.
Portugal possui uma enorme biodiversidade de Recursos Genéticos Animais, representada nas 63 raças autóctones atualmente reconhecidas, que fazem parte do património histórico e cultural do país e são componentes fundamentais dos sistemas de produção animal em equilíbrio com o meio ambiente, imprescindíveis para a satisfação das necessidades do Homem. Estas raças contribuem para a fixação de populações no espaço rural e para a sua gestão sustentável, e representam um reservatório de variabilidade genética, que permitirá responder a novas necessidades da sociedade e a desafios essenciais para a Humanidade
O Concurso Fotográfico, organizado pelo Polo de Inovação da Fonte Boa do INIAV, teve a participação e o apoio do Centro Nacional de Exposições Agrícolas (CNEMA), do Instituto Português de Fotografia (IPF), da Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ), da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESA-IPSantarém), da Valinveste, da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), da Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos (SPREGA) e da Junta de Freguesia do Vale de Santarém.