Fileira dos Cereais reúne-se para mais uma AG do Clube Português dos Cereais de Qualidade e anuncia LVR das Cevadas para a campanha de 2024/2025
O Clube Português dos Cereais de Qualidade (CPCQ) reuniu a fileira dos cereais, nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, para mais uma Assembleia Geral do Clube.
A organização desta Assembleia Geral, a 51ª, esteve a cargo da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas que abriu as portas das suas instalações na Vialonga para uma visita à fábrica da Sagres.
Uma fábrica notável que produz, por ano e com a marca Sagres, 2,4mio de hectolitros de cerveja Pilsner e Preta; e 19k hectolitros de cerveja Bohemia, agora produzida exclusivamente com cevada dística nacional e comercializada com o selo Cereais do Alentejo.
Esta Assembleia ficou marcada, também, por um debate sobre estratégias de criação de valor na fileira dos cereais e pelo lançamento da LVR da Cevada para a campanha agrícola 2024/2025, emitida pelo Comité de Cevada e Malte dos Cervejeiros de Portugal, membro do Centro de Competências CEREALTECH, e agora disponível através do link https://www.cerealtech.pt/listas-de-variedades-recomendadas/.
Aceda aqui à LVR da Cevada.
Sobre o CPCQ
O Clube Português dos Cereais de Qualidade é um clube informal que funciona sob os auspícios da Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) e que associa Organizações de Produtores (Cersul, Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, Cooperativa Agrícola de Beringel, Globalqueva, Procereais, Carnes do Campo Branco e Siltom), Organizações socioprofissionais do setor (ANPOC e ANPROMIS), Investigação (INIAV e IPBEJA), e os principais representantes da indústria de moagem e semolaria (Germen/Ceres/Carneiro Campos, Cerealis, Fábricas Lusitana e Insular); e da indústria cervejeira (Sociedade Central de Cervejas e Maltibérica/Super Bock Group).
Com um importante papel agregador da fileira dos cereais, o Clube reúne duas vezes por ano:em maio/junho, coincidindo com o início das ceifas; e em outubro/novembro, coincidindo com o arranque da campanha de sementeira dos cereais praganosos. As reuniões servem assim para análise do ano cerealífero, no primeiro caso; e preparação e previsão da campanha seguinte, no segundo. A organização das Assembleias é rotativa, cabendo às Organizações de Produtores a preparação das assembleias de maio/junho; e à indústria a preparação das assembleias ocorridas no final do ano.
Sobre a LVR
A LVR – sigla de Lista de Variedades Recomendadas – é uma iniciativa de fileira (produção, investigação e indústria) que visa a identificação das variedades de cereais que melhor se adaptam às principais zonas produtoras de cereais em Portugal e que melhor servem os interesses de todos os intervenientes da fileira. Estas recomendações conduzem assim à produção de lotes homogéneos e de maior dimensão, de elevada qualidade e perfeitamente adaptados às necessidades de transformação da indústria.
As LVRs são divulgadas através do site do CEREALTECH, Centro de Competências que agrega a Produção (ANPOC), a Indústria (APIM, Cervejeiros de Portugal e IACA) e a Investigação (INIAV e IPBeja).