Projeto Healthy Soils @Torres Vedras foi lançado no dia 1 de agosto
No passado dia 1 de agosto decorreu, no auditório do Polo de Inovação de Dois Portos do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a sessão de lançamento do projeto Healthy Soils @Torres Vedras. Esta sessão teve como finalidade apresentar detalhadamente o projeto e o plano de trabalhos para o período de 12 meses previsto para a execução do mesmo, visando, também, um primeiro encontro entre as partes interessadas do projeto. Esta sessão contou com as intervenções de abertura da Coordenadora do Polo de Dois Portos, Sara Canas, da Vogal do INIAV, Patrícia Inácio, e da Vereadora da Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos. As apresentações do projeto estiveram a cargo de Georgete Félix, investigadora responsável pelo projeto, e João Raimundo, membro da equipa de projeto em representação do Município.
O projeto Healthy Soils @Torres Vedras, liderado pelo Polo de Inovação de Dois Portos do INIAV e desenvolvido em parceria com o Município de Torres Vedras, é um dos 34 projetos piloto do HuMUS – Healthy Municipal Soils, projeto financiado pelo programa de investigação e inovação (I&I) Horizonte Europa que visa implementar a Missão Solo Europa ao nível regional e local.
A Missão Solo pretende instalar 100 laboratórios vivos e estruturas de referência até 2030 para liderar a transição para solos saudáveis até 2050. Estima-se que 60 a 70% dos solos da Europa não sejam saudáveis, o que é alarmante. O solo é o pilar da produção agrícola e dos sistemas alimentares e apenas os solos saudáveis estão aptos para conter reservas de água, para albergar biodiversidade e contribuir para a resiliência climática. Para além de constituir a base da nossa economia, o solo é também um importante património paisagístico e cultural.
Coordenado pela ANCI Toscana, um dos 18 parceiros do consórcio que integra entidades de vários países europeus (Espanha, França, Itália, Alemanha, Holanda, Eslovénia, entre outros), o projeto HuMUS tem como foco a governança participativa do solo ao nível local e regional, e a construção de espaços de diálogo construtivo sobre a saúde do solo entre entidades públicas, empresas, cidadãos e associações cívicas, e academia. A promoção da literacia sobre solos na sociedade, o reforço das capacidades e da base de conhecimento para a gestão dos solos, assim como a co-criação de inovações de base local para melhorar a saúde do solo através de processos colaborativos com os utilizadores do solo e a sociedade em geral, são alguns dos objetivos da Missão Solo para os quais o projeto HuMUS concorre.
O projeto Healthy Soils @Torres Vedras, o único projeto piloto aprovado para Portugal, foi selecionado entre 65 candidaturas elegíveis a nível europeu. O foco do projeto piloto a desenvolver em Torres Vedras incide sobre solos agrícolas, em geral, e vitícolas, em particular, considerando a sua representatividade em termos de área utilizada, bem como a relevância socioeconómica e cultural da vitivinicultura no concelho. A freguesia da Ventosa será o território alvo para o desenvolvimento do projeto piloto durante um ano, prevendo-se em períodos e projetos futuros, o alargamento das ações previstas em usos de solo distintos e noutros territórios do Município.
Participam no projeto o SmartFarm Colab, a Associação de Agricultores de Torres Vedras, a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, o Centro Educativo da Ventosa, a Junta de Freguesia da Ventosa, a Adega Cooperativa da Ventosa, a Quinta do Infesto e a empresa ORGO regenerative biology management.
O projeto conta com uma equipa e com uma comissão científica de acompanhamento interdisciplinares, cruzando várias áreas de conhecimento com o propósito comum de criar um espaço efetivo de diálogo e sinergias, tendo em vista a gestão sustentável dos solos no território municipal.