Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

LVRNo corrente mês de outubro, foram divulgadas as LVR – Listas de Variedades Recomendadas de Trigo Mole (publicada a 06/10/2021) e Duro (publicada a 18/10/2021) de qualidade, que pretendem ser uma ferramenta de apoio ao agricultor na hora de decidir as variedades a semear no ano agrícola 2021/22.

A LVR, que já reúne oito edições, é uma iniciativa conjunta da fileira dos cereais praganosos: Investigação – INIAV/El­vas e Instituto Politécnico de Beja; Produção – ANPOC; Indústria – Ceres/Germen, Cerealis e Empresas Comercializadoras de Sementes. A recomendação de variedades baseada em informação independente através de uma lista corroborada pela fileira surgiu da inevitabilidade de valorizar a produção nacional, melhorando a sua competitividade e diferenciação.

Para este ano, a LVR de Trigo Mole inclui seis trigos melhoradores e seis trigos semi-corretores, enquanto a LVR de Trigo Duro é constituída por sete variedades enquadradas na classe A.

Para este efeito, todos os anos são realizados ensaios de campo no Alto e Baixo-Alentejo, onde diversas variedades de trigo mole e duro, propostas pelas empresas de sementes, são avaliadas relativamente a parâmetros agronómicos e de qualidade tecnológica. Com base nos resultados de pelo menos três anos agrícolas, identificam-se as variedades com melhor comportamento face aos condicionalismos climáticos do sul de Portugal e que melhor servem os interesses de todos os agentes da fileira, com especial destaque para o valor de utilização dos trigos, validado pela indústria.

LVR tem permitido a curto prazo direcionar a produção para trigos de qualidade superior, reconhecidos pela indústria nacional, o que constitui claramente uma oportunidade de valorização: produtos com maior valor de mercado e com procura por satisfazer. A médio prazo tem contribuído para fomentar a concentração da produção de trigo num menor número de variedades de elevada qualidade, com vista à obtenção de lotes mais homogéneos e de maior dimensão, de acordo com os requisitos e necessidades da indústria.

O sucesso desta iniciativa tem residido no facto de se responderem aos interesses do sector como um todo, com clareza e independência.

  • Lista de Variedades Recomendadas de Trigo Mole - Campanha de 2021/2022  (LVR)
  • Lista de Variedades Recomendadas de Trigo Duro - Campanha de 2021/2022  (LVR)