DARE2CHANGE_BUSINESS - GANHAR COMPETITIVIDADE: COMO AS EMPRESAS DO AGROALIMENTAR ESTÃO A DESENHAR O FUTURO NA ERA DA DIGITALIZAÇÃO
O setor Agroalimentar está a trilhar o caminho da modernização e da inovação. Neste que é o advento da Indústria agroalimentar 4.0, a digitalização e tecnologias altamente disruptivas como a Inteligência Artificial, a Blockchain ou a Impressão 3D estão a moldar, sem paralelo, os processos, os produtos e a cadeia de valor. Ganhar competitividade e singrar num mercado global altamente feroz, dando resposta àquelas que são as cada vez maiores – e mais exigentes – necessidades dos consumidores, é fundamental para o setor ganhar o amanhã. Inovação precisa-se. Da matéria-prima, passando pelo processo produtivo e pelo produto, ao retalho e à abordagem ao cliente.
Serão estes alguns dos temas em análise no segundo dia da conferência internacional Dare2Change, uma iniciativa organizada pela PortugalFoods, pelo Colab4Food e pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), nos próximos dias 18 e 19 de novembro, no Centro de Congressos do Super Bock Arena, no Porto. Este evento, que se pretende impor como um fórum de reflexão sobre o futuro do Agroalimentar, incidirá os holofotes em gestores, empresários e especialistas que abordarão temáticas vitais para o avanço e desenvolvimento do negócio – incluindo a digitalização, a disrupção alimentar ou a inovação no marketing e na comunicação das marcas.
A conferência Dare2Change_Business, que decorre no dia 19, contará com dezenas de intervenções que colocarão em evidência a necessidade de a indústria colocar a adoção das novas tecnologias e das novas tendências de consumo – altamente aceleradas pela pandemia Covid19 – no centro do seu negócio.
A partilha de diferentes realidades, a análise de case studies e a identificação de boas práticas será uma constante ao longo deste dia de conversa aberta e contínua entre players do setor, que terão também neste certame o local ideal para o networking intenso, naquele que será o espaço, por excelência, do estímulo à competitividade e ao progresso do tecido empresarial.
Das tendências altamente disruptivas que estão a ser impostas pelo ‘consumidor pós-pandemia’ – incluindo um maior foco na área da saúde e bem-estar ou a maior procura por experiências de consumo mais seguras, higiénicas e interativas – aos processos de fabrico altamente avançados; das estratégias de comunicação customizadas à interação em direto das marcas com os consumidores. São estes alguns dos desafios do Agroalimentar que serão debatidos neste dia dedicado à realidade empresarial do setor.
A conferência internacional Dare2Change enquadra-se no projeto PortugalFoods_Qualifica e, além deste dia dirigido às empresas, Dare2Change_Business, o programa inclui também um evento dedicado à dimensão técnico-científica do sector. No Dare2Change_Science, que tem lugar no dia 18, oradores do mundo da Academia e da Ciência vão mostrar como estão a preparar o futuro da indústria Agroalimentar – colocando em enfase os temas da sustentabilidade alimentar, o impacto dos alimentos na saúde e bem-estar, passando pelos novos ingredientes e a nutrição do futuro, a par das tendências do consumidor.
Pode consultar aqui o programa completo da conferência Dare2Change_Business.
A participação na Conferência Dare2Change é sujeita a inscrição prévia, disponível até dia 16 de novembro, neste link: https://dare2change.pt/index.php/inscrever
Faça já a sua inscrição.