Na 6ª feira passada, dia 18 de março, decorreu o Seminário sobre a produção de Morango tendo como mote “Haverá fileira em Portugal?”, no auditório do INIAV, I.P., em Oeiras, numa iniciativa conjunta do INIAV, Hortitool Consulting Lda e COTHN-CC.
Este foi o 1º encontro que envolveu os diferentes ‘players’ da fileira do morango. As temáticas abordadas garantiram o sucesso deste seminário, onde estiveram presentes cerca de 120 pessoas. Debateram-se vários desafios que a fileira enfrenta, face às alterações climáticas, à escassez e qualidade da água, ao profissionalismo dos viveiros e multiplicidade de tipos de plantas, ao aumento do custo das matérias primas e à disponibilidade e qualidade da mão de obra. Uma das fragilidades apontadas foi a inexistência de variedades nacionais e de campos experimentais para as variedades obtidas no estrangeiro com vista à sua caraterização agronómica e facilitar a escolha do produtor. Para a rentabilidade do negócio a aposta é produzir em alturas em que há menos fruta no mercado, quando esta é mais valorizada (outono - inverno e verão).
Todos os presentes foram unânimes da existência da fileira do morango em Portugal, tendo decidido que estes encontros se devem repetir. Assim, o próximo encontro terá lugar na região do Algarve em 2023, com a colaboração do INIAV, I.P. e do COTHN, CC e com o suporte da empresa agrícola Pontorizonte Agricultura Lda.
Programa:ttps://www.morango-haverafileiraemportugal.pt/programa/
Toda a informação em https://www.morango-haverafileiraemportugal.pt/