A edição de 2022 da 54ª AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, decorre entre os dias 24 e 27 de março no Altice Forum Braga. Esta edição contará com mais de 25.000 m² de exposição, dos quais 15.000 m² dedicados aos expositores.
Aproveitando as valências do Altice Forum Braga, a AGRO vai apresentar de novo um vasto e diversificado programa de conferências e seminários e, também, um espaço dedicado a demonstrações, apresentações e degustações. As várias atividades paralelas serão promovidas por parceiros da organização e serão, certamente, um dos pontos fortes da Feira. O certame tem ainda espaço para os tradicionais concursos pecuários, que decorrem no interior do pavilhão num ringue com 300 m², num total de 8 concursos.
A AGRO junta os principais agentes do setor: agricultores, criadores de gado (raças autóctones e outras do setor agropecuário), produtores, importadores, armazenistas e revendedores dos setores agroalimentar e pecuário, especialistas nacionais e estrangeiros dos vários setores e público em geral.
Como é tradição a AGRO conta com a colaboração e apoio de prestigiadas associações setoriais e instituições de ensino tais como a CONFAGRI, a AJAP, a FORESTIS, a UTAD, o ESA/IPVC às quais se junta pela primeira vez o INIAV:
|
Dia 26 - 10:00 às 13:00 "O Futuro da Alimentação"
Este seminário irá abordar os desafios do setor agroalimentar numa perspetiva de mudança e adaptação do setor aos desafios de sustentabilidade e às tendências de consumo.
Vamos desafiar o consumidor a ouvir sobre inovação em alimentação, com temas como a alimentação funcional ou a valorização de resíduos, permitindo um vislumbre do que deverão ser os sistemas alimentares do futuro.
Programa
|
|
Dia 26 - 14:30 às 17:30 "Territórios Sustentáveis: Caminhos da Valorização"
Apesar da reconhecida importância das variedades locais, as tendências recentes do mercado e os modernos sistemas de produção têm deslocado os agricultores e setores afins para o cultivo de cultivares comerciais e híbridos devido ao seu alto rendimento e uniformidade do produto final.
No entanto, esta tendência resulta apenas em benefícios de curto prazo, enquanto põe em perigo os valiosos recursos endógenos que podem ser comprovadamente úteis sob uma mudança climática global. Também as preocupações dos consumidores com a qualidade dos alimentos, sua origem e processo de produção, bem como a indicação geográfica dos produtos, estão em crescente demanda.
Neste contexto e tendo em conta as particularidades que caracterizam as variedades locais, o património cultural e a ligação com regiões específicas, é de fundamental importância aprofundar este conhecimento que poderá resultar em produtos de elevado valor acrescentado e no reforço das economias rurais.
Programa
|
Para mais informações sobre a 54ª AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, consulte ao site do evento: https://www.forumbraga.com/Feiras/Agro.