Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

Realizou-se no dia 28 de junho, na Vila de Amares, um seminário com visita de campo, organizado pelo grupo operacional FD CONTROLO, liderado pelo INIAV, que reuniu cerca de 80 participantes, representantes de parceiros e entidades interessados na temática da doença da Flavescência Dourada (FD) da vinha.

7 IMG 3700A sessão ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Amares. Teve inicio de manhã, moderada por Dina Lopes da CONSULAI, e a abertura do evento foi presidida pelo Sr. Vereador Delfim Rodrigues que esteve presente durante toda a sessão. Dadas as boas-vindas, seguiram-se as apresentações dos estudos relativos a aspetos epidemiológicos da FD realizados pelo INIAV e/ou em parceria com a AVITILIMA assim como os resultados laboratoriais obtidos. Foi apresentado o levantamento da flora presente nas seis parcelas de vinha em estudo de 3 sub-regiões do Minho (Cávado, Lima e Basto),  e dos possíveis hospedeiros vegetais secundários e  outros vetores para além do S.titanus). Por fim, foi mostrada a apresentação sobre o desenvolvimento das ‘armadilhas inteligentes’ por parte do INESC TEC.

A parte da manhã da sessão terminou com um debate onde houve oportunidade para colocar perguntas e trocar opiniões entre os representantes das entidades parceiras do projeto, os viticultores e as entidades oficiais presentes.

Na parte da tarde foi organizada uma visita ao campo, na Quinta do Vilar, Sociedade Agrícola Irmãos Eusébios, para visitar esta parcela piloto monitorizada durante o projeto, assim como, a demonstração do funcionamento da armadilha inteligente.

No final do dia foi servido um lanche e Verde d’honra enquanto os participantes partilhavam experiências e conhecimentos, ao mesmo tempo que se criaram sinergias entre parceiros do setor.

Autores das apresentações do INIAV: Esmeraldina Sousa, Irene Cadima, Paula Sá Pereira, Isabel Calha.

Site do GO-FD CONTROLO: https://www.fdcontrolo.com/

Grupo Operacional FD CONTROLO | Teaser - YouTube