Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo
dia INSA
 
É já na próxima terça-feira, 15 de novembro, que o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinala o seu 123º aniversário. O programa das celebrações prevê a realização de uma Conferência-debate intitulada “Alterações Climáticas – Impacto na Saúde”, proferida por Kamal Mansinho, médico infeciologista, Diretor do Serviço de Infeciologia do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental e Professor Convidado do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

A Conferência-debate contará ainda com um painel de discussão, constituído por Felisbela Lopes (Professora e Investigadora da Universidade do Minho), Jorge Miguel Miranda (Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera), Nuno Canada (Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) e Nuno Lacasta (Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente). Este painel de discussão terá como moderadora Cristina Abreu Santos, vogal do Conselho Diretivo do INSA.
O programa das comemorações prevê ainda a inauguração da exposição “Centenário do nascimento de Laura Ayres”, bem como uma sessão solene, presidida pelo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na qual serão homenageados colaboradores do INSA com 30 ou mais anos de serviço.

O evento será transmitido através das redes sociais do INSA (Facebook, Twitter e YouTube).

Para mais informações, consultar o programa do Dia do INSA – 2022.

Fundado em 1899 pelo médico e humanista Ricardo Jorge, o INSA desenvolve uma tripla missão como laboratório do Estado no setor da saúde, laboratório nacional de referência e observatório nacional de saúde. O INSA tem por missão contribuir para ganhos em saúde pública através de atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, atividade laboratorial de referência, observação da saúde e vigilância epidemiológica, bem como coordenar a avaliação externa da qualidade laboratorial, difundir a cultura científica, fomentar a capacitação e formação e ainda assegurar a prestação de serviços diferenciados.
 
Fonte:INSA