Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

melhoramento genetico pinheiro bravo centro pinusO Centro PINUS divulga o trabalho do INIAV no âmbito do Programa de Melhoramento Genético de Pinheiro-Bravo, uma história com capítulos muito importantes na Mata Nacional do Escaroupim.

Na Mata Nacional do Escaroupim, em Salvaterra de Magos, preserva-se desde os anos 70 o património genético dos melhores exemplares de pinheiro-bravo, outrora existentes no Pinhal de Leiria.

Desde então e até à atualidade, este é um local de experimentação e de investigação científica coordenado pelo INIAV e gerido pelo ICNF, com a colaboração do Centro PINUS na sua divulgação.

Este património inclui um Pomar Clonal que produz, em média, entre 12 a 15 quilos de semente por hectare/ano, o que permite arborizar cerca de 2 500 hectares por ano com pinheiro-bravo com um ganho genético de 21% em volume.

Esta semente é colhida, processada e comercializada pelo Centro Nacional de Sementes Florestais (CENASEF) com a categoria “qualificada”.

Esta vídeo-reportagem tem depoimentos de Isabel Carrasquinho (INIAV) e de Andreia Gonçalves (ICNF).

O Centro PINUS é um dos parceiros do projeto “Conservação e Melhoramento de Recursos Genéticos Florestais”, financiado pelo PDR2020, juntamente com o INIAV, o ICNF, o ISA e a FCiências.ID.

Fonte: Centro Pinus