atlantic positive logotipoO projeto Atlantic-POSitiVE (EAPA_800/2018) - Preservação de serviços de polinização atlânticos e controlo de espécie invasora Vespa velutina, programa INTERREG e medida Atlantic, chegou ao fim este mês de junho, depois de 4 anos, de 2019 a 2023, de imensa atividade de experimentação e investigação associada à espécie exótica invasora Vespa velutina.

Consórcio liderado pela Fundação Centro de Estudos Euro-Regionais Galiza – Norte de Portugal (CEER), esta aliança atlântica foi estabelecida entre 5 países, Espanha, Portugal, França, Irlanda e Reino Unido.

Nos 10 parceiros contou com as Universidades de Santiago de Compostela, Vigo, Trás-os-Montes e Alto Douro, Exeter e Cork, com a Junta de Galícia, Instituto Basco de Investigação e Desenvolvimento Agrário, Instituto Nacional de Investigação da Agricultura, Alimentação e Ambiente de França, e com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária de Portugal e com a dotação de cerca de 2 milhões de euros, para além de 20 parceiros associados nos vários países.

O principal objetivo visava contribuir para a preservação de serviços de polinização pelo desenvolvimento de métodos conjuntos para o controlo da Vespa velutina e minimizar o seu impacto nos ecossistemas e no desenvolvimento socioeconómico da área atlântica, através do estabelecimento de uma rede de cooperação transnacional.

No site do projeto http://atlanticpositive.eu/, podem consultar-se as ações desenvolvidas, os artigos publicados, os vídeos produzidos e os maiores resultados obtidos.

A equipa do INIAV, liderada pela Professora Joana Godinho e com a participação da bolseira pós-doc Doutora Anabela Nave participou ativamente em várias ações, nomeadamente no estudo do ciclo biológico, comportamento e impacto nos polinizadores, otimização de técnicas para minimizar o impacto nas abelhas e outros polinizadores, no desenvolvimento de estratégias para proteger ecossistemas e atividades económicas e ações de disseminação e formação sobre a temática da Vespa velutina.

Fizeram parte da equipa do projeto, com participações importantes, os técnicos superiores João Fernandes, Nuno Onofre, Ines Portugal e a investigadora Irene Cadima.