Durante a sua estadia em Portugal, o Prof. Gustavo Brunetto teve a oportunidade de visitar os Polos de Inovação de Oeiras, Alcobaça e Fataca, e no final deixou as seguintes impressões:
“Ao longo de uma semana (16-19 de Outubro de 2023) realizei visitas técnicas em unidades do INIAV, em Portugal. Inicialmente eu, Gustavo Brunetto e Daniela Guimarães Simão, ambos professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil, fomos muito bem recebidos pela Dra. Corina Carranca e o Dr. Filipe Pedra, bem como pela Direção do INIAV em Oeiras, e todos os colegas com quem priveligiámos. Fiquei positivamente impressionado com a estrutura adequada dos laboratórios de análises de solo, plantas e outros materiais, no INIAV, em Oeiras, bem como o herbário e a biblioteca central. Os equipamentos são adequados e a maioria em pleno funcionamento.
Na visita ao campo, em diferentes Polos de Inovação do INIAV, com diferentes culturas (mirtilo, amoreira, macieira, pereira, etc.), verificámos que os ensaios estão bem planeados e muitos dos resultados poderão ser usados pelo setor produtivo, o que aproxima o Instituto da sociedade.
De destacar que os estudos sobre os microplásticos em solos e plantas, que estão sendo realizados no INIAV (Oeiras), são inovadores e representam uma solicitação mundial.
Agradeço a oportunidade, e o financiamento da viagem e estadia em Portugal.”