Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

Em 17 de Outubro de 2023, realizou-se no CAP, INIAV, em Oeiras, das 9.30 às 12.30h, o seminário “Mini-rizotrão para o Estudo da Dinâmica das Raízes”, no âmbito do projeto PRR-C05-i03-l-000167: Agri-Plast: “Organização da Produção e Inovação para a Redução de Plásticos Agrícolas”, organizado pelos membros da equipa do projeto, os Investigadores do INIAVAna Cristina Ramos, Filipe Pedra, Lurdes Inácio, Pablo Pereira, Paula Fareleira e Corina Carranca.

O seminário contou com a presença de 28 Investigadores, Técnicos Superiores e empresários, de um total de 57 inscrições. O menor número de presenças relativamente às inscrições deveu-se, essencialmente, ao mau tempo que se fez sentir nessa manhã, com congestionamento do tráfego rodoviário. Todavia, o entusiasmo da assistência, no final das apresentações, foi muito gratificante.

Foram apresentadas duas comunicações: “Importância do estudo das raízes e uso do minirizotrão no seu estudo”, pelo Doutor Rui Machado, Prof. Auxiliar de Horticultura e Membro Integrado do ICAAM, na UEvora, e o “Use of minirhizotron to evaluate root growth dynamics”, pelo Doutor Gustavo Brunetto, Prof. Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, no Brasil, especialista em ciência do solo. A vinda do prof. Gustavo Brunetto foi possível com financiamento FCT, através do projeto estratégico GREEN-IT-“Bioresources four Sustainability”, onde alguns membros da Comissão Organizadora são Membros Efetivos.

O mini-rizotrão é um equipamento pioneiro para fotografar as raízes, permitindo a observação contínua e minuciosa do crescimento radicular, fornecendo importantes dados para otimizar as práticas agrícolas. Consiste em tubos transparentes (rizotrões) inseridos no solo, próximo do sistema radicular, e que permitem a captura de imagens das raízes ao longo do tempo. Essas imagens são posteriormente analisadas com software especializado.