O Congresso Internacional da Pera vai realizar-se nos dias 26 e 27 de junho de 2024, em Óbidos. O Interpera reúne os principais atores do setor internacional da pera para discutir questões comuns. O evento é organizado pela AREFLH e pela ANP (Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha).
O Interpera regressa a Portugal dez anos após a edição de 2014, em Santarém. Portugal é um dos principais países produtores de pera da Europa, com um potencial de produção de cerca de 200.000 toneladas por ano, das quais cerca de 60% são exportadas.
Este ano o evento terá lugar em Óbidos, na região oeste de Portugal, onde os participantes poderão estabelecer contactos e discutir questões-chave relacionadas com a pera durante dois dias.
Estrutura do congresso:
- 26 de junho: Visitas técnicas. Durante este dia de visitas, os participantes irão conhecer os pomares e os centros de embalagens locais, bem como os principais centros de investigação da região: INIAV e COTHN;
- 27 de junho: Conferência. No segundo dia do congresso, a conferência terá lugar na Praça da Criatividade de Óbidos, o novo edifício emblemático da cidade, concluído em 2019. Vão decorrer mesas redondas e apresentações sobre temas como as previsões de produção, tendências de mercado, alterações na produção de pera na Europa e questões relacionadas com os principais desafios do setor. Serão também divulgadas as primeiras previsões de colheita para 2024 nos principais países produtores europeus.
Os bilhetes já estão à venda.
A plataforma de venda de bilhetes já está aberta em www.interpera.org, com uma tarifa especial “Early Bird”. Esta tarifa é válida até 3 de maio de 2024.
Fonte: Agriterra