Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

living lab

LIVING LAB – Efluentes e Coprodutos da Atividade Agropecuária

O INIAV apresentou os primeiros resultados do Projeto LIVING LAB – Efluentes e Coprodutos da Atividade Agropecuária, no Dia de Campo organizado pelo INIAV em colaboração com os parceiros do projeto, a 16 de maio, em Valada do Ribatejo. Trata-se de um projeto de investigação financiado pelo PRR focado no desenvolvimento de Unidades Piloto de desenvolvimento experimental e demonstração, para a gestão e utilização eficiente e inovadora de efluentes e de coprodutos, resultantes da atividade pecuária, como biofertilizantes e biogás.

O Dia de Campo do projeto “Living Lab - Efluentes e Coprodutos da Atividade Agropecuária” reuniu cerca de 70 participantes, incluindo agricultores, investigadores e academia, assim como diversas empresas ligadas ao setor, na Herdade do Mouchão do Esfola Vacas (INIAV/EZN), em Valada do Ribatejo, num intercâmbio de conhecimento e partilha de resultados, sobre a investigação nacional em curso na área da produção de novos biofertilizantes e sua aplicação em culturas como milho, tomate e pomares.

 

living1 living2

Sessão de abertura do Dia de Campo do projeto LIVING LAB– Nuno Canada, Presidente do INIAV

 

living1 living4

Olga Moreira, coordenadora do Polo de Inovação do INIAV da Fonte Boa/EZN e líder da parceria do Projeto, apresenta LIVING LAB - Efluentes e Coprodutos da Atividade Agropecuária

 

Este Dia de Campo contou ainda com a colaboração da empresa Herculano - Alfaias Agrícolas, S.A., com a exposição e apresentação de um sistema inovador de distribuição de chorume com precisão de espalhamento – Green Precision (cisternas inteligentes).

Os ensaios conduzidos na Quinta do Mouchão do Esfola Vacas têm o objetivo de promover a valorização agronómica de efluentes pecuários. Serão desenvolvidos ensaios conduzidos em diferentes culturas e com diferentes modalidades de fertilização como, Controlo (100% adubação mineral); Chorume de porco (milho silagem e tomate indústria); composto bovino com estrume de cavalo e ecochar (milho silagem) e composto de aves (tomate indústria).

Foi demonstrada a aplicação de chorume de porco, para cultura de milho destinada à produção de silagem.

 

living1 living4

Demonstração da aplicação de chorume de suíno – como fertilizante orgânico

 

living1 living4

Biorremediação por larvas de BSF – para produção de fertilizantes orgânicos

 

O ensaio nos pomares experimentais (pereira, amendoeira e oliveira) e vinha, tem como objetivo manter o enrelvamento das entrelinhas e contribuir para a manutenção da fertilidade do solo, aumento da capacidade de retenção da água e promoção do sequestro de carbono. Neste ensaio será utilizado chorume de suíno como fertilizante orgânico.

 

living1 living4

Visita aos pomares experimentais

 

Vídeos: