Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

Pesquisa noticias iniav

Há Engenharia às Sextas com Ana Maria Barata

Há Engenharia às Sextas com Ana Maria BarataA Delegação Distrital de Viana do Castelo da Ordem dos Engenheiros Região Norte - OERN organiza mais uma sessão desta vez dedicada a dar a conhecer o contributo de Portugal na Conservação e Valorização de Recursos Genéticos Vegetais, no próximo dia 28 de fevereiro, às 18 horas.

Inscrições.

A conservação dos recursos genéticos nacionais assume grande relevância na valorização dos produtos agrícolas e no desenvolvimento sustentável do território, sendo fator fundamental para a fixação de pessoas nos meios rurais e para a promoção das cadeias curtas. Adicionalmente, a conservação destes recursos genéticos é de valor inestimável para a gerações vindouras, uma vez que salvaguardam genes fundamentais para a resistência a novas doenças, adaptabilidade às mudanças climáticas, entre outras.

Sendo uma reserva de variedades regionais para toda a bacia do mediterrâneo, o BPGV é uma estrutura de relevância nacional e internacional, e uma importante referência, à escala global, na conservação de recursos genéticos.

Portugal tem no BPGV um acervo conservado de 44 752 acessos, de 255 espécies e 143 géneros de plantas cultivadas, silvestres e de parentes silvestres das plantas cultivadas, conservados sob a forma de semente e de propagação vegetativa. As espécies de propagação seminal são conservadas em frio, a médio e a longo prazo e as que se propagam por via vegetativa, em campo ou em condições de in vitro e mais recentemente em crioconservação.

Desde o seu estabelecimento em 1977, o BPGV tem ajudado a coordenar e orientar uma série de iniciativas nacionais e internacionais críticas para aumentar a consciencialização sobre a conservação e valorização dos recursos fitogenéticos.

Sobre a oradora Ana Maria Barata:

Engenheira agrónoma formada no Instituto Superior de Agronomia (Lisboa) e com mestrado em produção vegetal pela Universidade do Missouri, USA. O seu objetivo de investigação é a gestão, conservação ex situ e in situ e valorização dos recursos genéticos vegetais. É responsável pelo Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV) desde 1998.

O BPGV, estrutura de referência Nacional e Internacional, de conservação dos recursos genéticos vegetais, faz parte integrante do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), o Laboratório de Estado do Ministério da Agricultura. Durante mais de quatro décadas (1977-2025) o BPGV tem contribuído para a Conservação dos Recursos Genéticos Vegetais, assegurando a diversidade biológica e suportando uma produção agrícola sustentável atual e futura. Desempenha ainda funções de “Chair” Grupo de Trabalho das Plantas Aromáticas e Medicinais do European Cooperative Programme Genetic Resources (ECPGR). Autor e co-autor de capítulos de livros e, de artigos técnico-científicos sobre conservação de recursos genéticos vegetais, publicados em revistas nacionais e internacionais.Coordena e participa em projetos de investigação e desenvolvimento experimental, suportados por diferentes programas nacionais e internacionais.

Fonte: Ordem dos Engenheiros Região Norte - OERN

Logo República Portuguesa, Agricultura e Pescas
logo INIAV

Av. da República, Quinta do Marquês (edifício sede)
2780-157 Oeiras

  (+351) 214 403 500
  geral@iniav.pt

CONTACTOS | ONDE ESTAMOS

Fale connosco...

Cofinanciado por:

União Europeia
Portugal 2020
Compete 2020
PDR2020
Plano de Recuperação e Resiliência
Financiado pela União Europeia NextGenerationEU
FCT
Norte 2020
Centro 2020
Lisboa 2020
Alentejo 2020
Algarve 2020