A sustentabilidade ecológica do montado misto de azinho e sobro em áreas específicas, de transição das áreas de vegetação ótima das duas espécies, encontra-se seriamente ameaçada associada a alterações globais que afetam a perda de qualidade dos solos e a vitalidade das árvores.
No âmbito da Agenda Transform do PRR e do projeto P1.3 – Rede de Parcelas Florestais Experimentais, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV, IP) intensificou a sua rede de parcelas permanentes florestais de azinheira com novas parcelas mistas com sobreiro que integram a rede europeia ICP Forest de modo a contribuir ativamente para uma monitorização intensiva de longo prazo do sistema montado misto de azinho e sobro e partilha de informação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P..
As ações de demonstração ocorrem em duas parcelas ICP Forest (Nível II) mistas de azinheira e sobreiro do INIAV, IP e pretendem mostrar o vasto conjunto de variáveis monitorizadas e de como as condições do sistema de gestão e das técnicas silvícolas podem ser ajustadas para mitigar os efeitos das alterações climáticas.”
Inscrições e programa: https://www.iniav.pt/montado-misto-de-azinho-e-sobro
Organização: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV, IP)
Coordenação: Augusta Costa (INIAV, IP)
Projeto P1.3 – Rede de Parcelas Florestais Experimentais
Coordenação: CoLAB ForestWISE (Jorge Cunha, coordenador)
Parceiro do consórcio: INIAV, IP (Augusta Costa, coordenador)