O Projeto AgroLepi está a desenvolver um trabalho de inventariação e monitorização das borboletas noturnas, em parceria com o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, nas vinhas da Estação Vitivinícola Nacional/Polo de Inovação de Dois Portos.
Este projeto tem como objetivo avaliar a biodiversidade da vinha, analisando o impacto das práticas de gestão agrícola na fauna noturna. Além de alertar para a presença de espécies-praga, pretende também contribuir para a promoção de estratégias agrícolas mais sustentáveis, que favoreçam a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas.
O AgroLepi não só contribui com dados para a Rede de Estações de Borboletas Noturnas, como também integra a Rede Regional de Borboletas Noturnas do Geoparque Oeste, reforçando a monitorização destes insetos em diferentes paisagens agrícolas e naturais.
As borboletas noturnas são bioindicadores fundamentais da qualidade ambiental, refletindo o impacto das práticas agrícolas na biodiversidade. A sua presença ou ausência pode fornecer informações valiosas sobre a saúde do ecossistema, ajudando a identificar possíveis desequilíbrios.
Através de sessões regulares de amostragem, o projeto AgroLepi continuará a recolher dados sobre as espécies presentes, contribuindo para um melhor conhecimento da biodiversidade na vinha e das possíveis estratégias para a sua gestão sustentável.