O Sistema Agrosilvopastoril do Montado da Serra de Serpa foi oficialmente designado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) como Sistema do Património Agrícola Mundialmente Importante (SIPAM).
Este reconhecimento internacional é fruto de um trabalho consistente e de colaboração entre o GPP, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a Rota do Guadiana, o Município de Serpa e a comunidade de Serpa, que há gerações preserva e valoriza este sistema único, onde práticas agrícolas sustentáveis convivem harmoniosamente com a biodiversidade, a cultura e a resiliência rural.
A atribuição do estatuto SIPAM ao Montado da Serra de Serpa representa um tributo à sabedoria tradicional e à capacidade de inovação das comunidades rurais portuguesas e este marco reforça a presença de Portugal na rede mundial SIPAM e no intercâmbio internacional de conhecimento e boas práticas em agricultura tradicional e sustentável.
Parabéns a todos os que contribuíram para esta distinção, com especial reconhecimento à comunidade do Montado da Serra de Serpa.
Mais informações e o vídeo informativo.
Fonte: GPP
Foto: Município de Serpa