ALGAVALOR - MicroALGAs: produção integrada e VALORização da biomassa e das suas diversas
- 
							AcrónimoALGAVALOR
 - 
							Código do projetoPOCI-01-0247-FEDER-035234
 - 
							Programa financiadorPOCI-01-0247-FEDER-035234 | LISBOA-01-0247-FEDER-035234 | ALG-01-0247-FEDER-035234
 - 
							MedidaSistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) | Regime Contratual de Investimento (RCI)
 - 
							Orçamento total (€)10 481 791,21
 - 
							Orçamento INIAV (€)199 532,34
 - 
							Cofinanciamento (%)75%
 - 
							Data de aprovação2019/02/07
 - 
							Data de início2018/01/01
 - 
							Data de conclusão2023/06/30
 
- ALLMICROALGAE - Natural Products, S.A.
 - CASTELBEL – Artigos De Beleza, S.A
 - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental
 - Cimentos, Maceira e Pataias, S.A.
 - Empresa Figueirense de Pesca, Lda
 - Ernesto Morgado & Ca, S.A.
 - Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa
 - Eurocereal – Comercialização de Produtos Agro-Pecuários, S.A.
 - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
 - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
 - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
 - Instituto Politécnico de Leiria - IPL
 - Instituto Superior de Agronomia Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P.
 
O projeto, denominado “ALGAVALOR”, consiste no desenvolvimento de atividades de Investigação e Desenvolvimento em torno das aplicações de microalgas em mercados alvo como sejam os da alimentação humana, da alimentação animal, da cosmética e dos biofertilizantes. Este projeto permite introduzir inovação no setor das microalgas e tem um impacto considerável na atividade da CMP - Cimentos Maceira e Pataias S.A., e nas regiões onde os investimentos são realizados. Por outro lado, este projeto tem um importante efeito de arrastamento a jusante, em particular nas PMEs dos setores utilizadores, desde o agroalimentar à cosmética, passando pela produção animal, mas também a montante, especialmente nos produtores de resíduos que podem ser transformados em meio de cultivo biológico para as microalgas. Embora o foco se situe na região Centro, onde se localiza o Promotor Líder bem como algumas das outras empresas e entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação que integram o Consórcio, o projeto tem uma abrangência nacional, com investimentos previstos em todas as NUTS II de Portugal continental, no Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. Este é também um projeto muito abrangente no que respeita, quer aos vários produtos inovadores, quer aos processos e tecnologias inovadoras a desenvolver.
O projeto ALGAVALOR tem como objetivo geral a produção integrada de microalgas e a valorização da sua biomassa e extratos em diferentes aplicações, estando previsto o desenvolvimento e lançamento de novos produtos nos mercados da alimentação humana, nutrição animal, cosmética e biofertilizantes. Para o efeito, são propostos novos processos produtivos, com sustentabilidade acrescida. Este objetivo geral pode ser desagregado num conjunto de objetivos específicos, a concretizar através de diferentes sub projetos (SP):
- Valorização de microalgas para alimentação humana (SP 1);
 - Valorização de microalgas para alimentação animal (SP 2);
 - Valorização de microalgas para cosmética natural (SP 3);
 - Desenvolvimento de novos processos, incluindo reatores abertos de “nova geração” e otimização dos processos existentes, tendo em vista a obtenção de ganhos de escala e eficiência (SP 4);
 - Desenvolvimento de biofertilizantes agrícolas a partir de microalgas e aproveitamento de resíduos agroindustriais como inputs para a produção de “microalgas biológicas” numa lógica de economia circular (SP 5);
 - Gestão do projeto, disseminação e valorização de resultados (SP 6).
 

				
		










