ArrozBig - Desenvolvimento de produtos de arroz com baixo índice de glicémia
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AcrónimoArrozBig
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Código do projetoPOCI-01-0247-FEDER-017931 | LISBOA-01-0247-FEDER-017931
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Programa financiadorPrograma Operacional Competitividade e Internacionalização, Programa Operacional Regional de Lisboa
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Orçamento total (€)591.404,71
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Orçamento INIAV (€)99.244,42
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Cofinanciamento (%)40%
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Data de aprovação2016-09-23
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Data de início2017-01-01
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Data de conclusão2019-12-31
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.;
- Universidade Católica Portuguesa - Escola Superior de Biotecnologia;
- Universidade do Minho (UM);
- Universidade do Porto - Faculdade de Ciências (FCUP)
Objetivos, atividades e resultados esperados
O objetivo do projeto é o desenvolvimento de produtos de arroz com baixo índice de glicémia.O alcance deste objetivo implica uma atuação em toda a cadeia, desde a produção agrícola às transformações primárias e secundárias na indústria, ao consumidor, quer na vertente de nutrição e análise clínica, quer na de preferências e análise sensorial.
O projeto vai permitir que a empresa promotora, Ernesto Morgado, crie um nível de conhecimento integrado de ponta sobre variedades novas e exóticas de arroz, amido, digestibilidade, valor nutricional e implicações sensoriais que só serão possíveis integrando uma equipa multidisciplinar no estado da arte em diferentes áreas do conhecimento relevantes para toda a cadeia.Assim, o projeto implica uma série de tarefas e um conhecimento profundo das características atuais e futuras do produto que serão apresentadas através de:
- Estudo da cinética de digestão de arroz no sistema gastrointestinal dinâmico;
- Estudo morfológico dos grânulos de amidos nas diferentes fases de digestão;
- Efeitos sinérgicos de ingredientes nas diferentes fases de digestão;
- Correlações e inferências entre o método in vitro e o método exato (in vivo humano);
- Cinética de digestão de amido de amostras selecionadas.
Estas atividades irão criar conhecimento de utilização alargada, nomeadamente para agricultores (novas variedades com maior valor) e consumidores (culinária, dieta e saúde). Permite ainda que outras indústrias possam também operacionalizar os conhecimentos que daqui sejam recolhidos.
Este trabalho coloca a empresa numa posição única para desenvolver novos produtos e processos inovadores para atingir o difícil objetivo de ‘saúde com sabor’: produtos com elevado valor nutricional, contributos para o combate à obesidade e diabetes.
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