COLOSSUS - Control Of tubercuLOsiS at the wildlife/livestock interface uSing natUre-based Solutions
Área(s) de intervenção
Saúde Animal |
Iniciativa(s) emblemática(s)
Uma Só Saúde |
Unidade Estratégica
Produção e Saúde Animal
-
AcrónimoCOLOSSUS
-
Código do projetoPOCI-01-0145-FEDER-029783
-
Programa financiadorFCT
-
MedidaSistema de Apoio à Investigação Cientifica e Tecnológica
-
Orçamento total (€)239 625,39
-
Orçamento INIAV (€)208 500,28
-
Cofinanciamento (%)100%
-
Data de aprovação2018/04/10
-
Data de início2018/08/10
-
Data de conclusão2021/08/09
Responsável pelo projeto no INIAV
Mónica Sofia Vieira Cunha
Entidade líder do projeto
Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Parceria
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
- FCiências.ID
- Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências
- Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto
Resumo
Os objetivos específicos deste projeto são:
- inferir as cadeias de transmissão direta e indireta de M. bovis em ungulados domésticos e selvagens com base em filodinâmica e metadados;
- reconstruir a história epidemiológica e demográfica de M. bovis nas regiões onde a TB é endémica, explorando a informação natural presente no genoma do agente patogénico;
- hierarquizar o risco de infeção em diferentes áreas espaciais, diferentes hospedeiros e cenários epidemiológicos distintos;
- identificar a(s) espécie(s) chave na(s) qual(is) devem ser priorizadas intervenções em áreas territoriais selecionadas;
- avaliar o efeito de adicionalidade do ambiente contaminado com M. bovis na transmissão;
- desenvolver uma aplicação computacional, assente nos modelos eco-epidemiológicos estabelecidos, que quantifique a relação custo/eficácia de diferentes opções de intervenção em variados cenários epidemiológicos.
Atividades:
- Sequenciação completa do genoma de centenas de isolados clínicos de M. bovis obtidos de bovinos, javalis e veados em diferentes contextos espaciotemporais e cenários epidemiológicos.
- Desenvolvimento de um método baseado em Two-Pass CARD-FISH e citometria de fluxo que caraterize a viabilidade, resiliência e o genoma de M. bovis presente no ambiente, avaliando-se quantitativamente o peso desta componente nas cadeias de transmissão indireta;
- Avaliação do impacto de fatores bióticos e abióticos na transmissão e disseminação geográfica de M. bovis, através de técnicas de modelação ecológica.
- Avaliação da influência do movimento, área vital e demografia dos hospedeiros na biogeografia e transmissão de M. bovis, através de técnicas de modelação ecológica.
- Desenvolvimento de uma metodologia quantitativa, baseada em múltiplas escalas (bottom-up), para incorporar metadados e filodinâmica em modelos matemáticos de transmissão.
- Simulações estocásticas assentes na manipulação formal de variáveis explicativas dos modelos eco-epidemiológicos preditivos desenvolvidos para inferir o impacto de diferentes opções de intervenção.
- Promoção de atividades de disseminação e transferência de conhecimento, através da divulgação junto de pares dos resultados do projeto (ex. reuniões técnicas, artigos científicos, apresentações em congressos, etc.) e, por outro lado, comunicar e envolver os stakeholders e o público em geral nas problemáticas do projeto (ex. livro de boas práticas, vídeos tutoriais, formação em zonas de caça e em explorações de bovinos, artigos de divulgação científica, atividades de educação ambiental, vídeos de divulgação com as principais conclusões do projeto, criação de uma webpage do projeto, etc.).
Resultados esperados:
No final do projeto, espera-se desenvolver uma aplicação computacional inovadora capaz de simular e quantificar a eficácia e a relação custo/benefício de intervenções várias (vacinação, remoção seletiva ou aleatória, biossegurança, descontaminação ambiental) no controlo da tuberculose animal em diferentes ecossistemas e cenários epidemiológicos.
A transferência de conhecimento e comunicação dos resultados acumulados aos stakeholders permitirá informar e apoiar a decisão de autoridades oficiais, proprietários, entidades gestoras e caçadores, sobre as melhores opções de prevenção e controlo de TB, tendo por base uma rede estruturada de dados quantitativos.
-
Tags