Competitive SouthBerries - Pequenos frutos competitivos e sustentáveis: técnicas culturais inovadoras para o alargamento da época de produção
Estado do projeto
Em curso
Área(s) de intervenção
Sistemas Agrários | Horticultura |
Iniciativa(s) emblemática(s)
Alimentação sustentável | Territórios sustentáveis | Revitalização das zonas rurais | Promoção dos produtos agroalimentares portugueses | Rede de Inovação |
Unidade Estratégica
Sistemas Agrários e Florestais e Sanidade Vegetal
-
AcrónimoCompetitiveSouthBerries
-
Site do projeto
-
Código do projetoPDR2020-101-031721
-
Programa financiadorPDR 2020 - Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020
-
MedidaAção1.1 - Grupos Operacionais
-
Orçamento total (€)308 624,80
-
Orçamento INIAV (€)89 303,87
-
Cofinanciamento (%)75%
-
Data de aprovação2017/06/07
-
Data de início2017/09/04
-
Data de conclusão2021/07/31
Responsável pelo projeto no INIAV
Pedro Nogueira Brás de Oliveira
Entidade líder do projeto
Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Parceria
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
- Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional
- BEIRABAGA - Sociedade de Produção e Comercialização Pequenos Frutos, Lda
- MIRTISUL - Producao de Mirtilos, Lda
- Campina Produção Agrícola, Lda
- First Fruit Produção e Comercialização, Unipessoal Lda
Resumo
Objetivo principal
Aumentar a competitividade do setor de pequenos frutos na região sul através do desenvolvimento e demonstração de tecnologias de produção inovadoras assegurando a sustentabilidade dos sistemas e a valorização dos recursos genéticos endógenos.
A produção e a procura mundial dos pequenos frutos têm crescido nos últimos anos, com aumento significativo na Europa, o principal mercado das exportações nacionais. Portugal, pela sua dimensão, não pode ser um importante competidor em volumes de produção, mas pode ocupar uma razoável faixa de mercado com produções de qualidade. Por outro lado, existem espécies endémicas ainda não exploradas comercialmente (camarinhas e amoras silvestres), cujo fruto pode constituir uma nova oportunidade em nichos de mercado.
Algumas regiões possuem boas condições edafoclimáticas para a produção de época e outras para a produção fora-de-época de pequenos frutos. A região do litoral Alentejano é o local privilegiado para a produção precoce de primavera e tardia de outono, e o Algarve a região por excelência para a produção de Inverno, com vantagens em relação a alguns países da orla mediterrânea.
Tendo em conta o levantamento das necessidades da produção ao nível das várias culturas que integram os pequenos frutos no respeitante: à melhoria e sustentabilidade dos sistemas produtivos, à adaptação da produção às oportunidades dos mercados internos e de exportação e à vantagem competitiva da região sul do país pelas excelentes condições climáticas, considera-se uma oportunidade inovar/desenvolver tecnologias de produção sustentáveis e competitivas com vista ao alargamento da época de produção e consequentemente aproveitar as oportunidades de mercado, particularmente de exportação pela valorização que atribui aos pequenos frutos fora de época.
Esta iniciativa promove o setor dos pequenos frutos, tornando-o mais eficiente na utilização dos fatores de produção, alargando a produção para um período de maior valorização económica e inovando os atuais sistemas de produção numa ótica da sustentabilidade, procurando novos nichos de mercado.
Mais informação no site do projeto: https://projects.iniav.pt/competitivesouthberries
-
Tags