DEMETER - Building an Interoperable, Data-Driven, Innovative and Sustainable European Agri-Food Sector
-
AcrónimoDEMETER
-
Site do projeto
-
Código do projeto857202
-
Programa financiadorHorizonte 2020
-
MedidaDT-ICT-08-2019 - Digitising and transforming European industry and services: digital innovation hubs and platforms
-
Orçamento total (€)17 704 191,25
-
Orçamento INIAV (€)158 125,00
-
Cofinanciamento (%)100%
-
Data de aprovação2019/03/07
-
Data de início2019/09/01
-
Data de conclusão2023/02/28
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
- Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
- Irish Agriculture and Food Development Authority
- Ubiwhere, Lda.
- Universidad de Murcia
- University College Cork
- Waterford Institute Of Technology
Objetivo principal:
O Projeto DEMETER é uma implantação a grande escala de plataformas interoperáveis baseadas em IoT para agricultura inteligente, com instalação de 20 pilotos em 18 países (15 Estados da UE). Adota uma abordagem de multi-actor em toda a cadeia de valor. O objetivo do DEMETER é a criação de um ecossistema europeu de negócios e com tecnologia IoT segura e sustentável, promovendo novas tecnologias e ganhando competências, cujo impacto pode ser transformar o setor agroalimentar.
Objetivos, atividades e resultados esperados:
O DEMETER demonstrará o potencial dos sistemas avançados de Interoperabilidade, baseados em padrões com tecnologias com apoio no IoT, adaptando e estendendo os padrões existentes em Modelos de Informações Agrícolas, garantindo simultaneamente segurança, privacidade e confidencialidade das empresas na cadeia de valor. O DEMETER abrangerá uma fonte de integração multi-sistema e multi-dados, considerando além do IoT, informações geográficas e de satélite e, em geral, fornecerá um modelo de integração de dados aberto e interoperável. O projeto persegue transformar o setor agroalimentar de Portugal num contexto da UE.
Integrado num Cluster de pilotos com culturas diferentes, o INIAV, I.P. estabelece três pilotos com três culturas lenhosas: olival, vinha e maçã. A validação agronómica em campo dos sensores será um dos principais objetivos do INIAV, I.P., a destacar a importância da experimentação e do conhecimento agronómico para o desenvolvimento/implementação da agricultura de precisão. Estes pilotos serão referência nas aplicações de IoT na realidade agrícola nacional.
Estão envolvidas 60 entidades de 18 paises.
-
Tags