GOEfluentes - Efluentes de pecuária: abordagem estratégica à valorização agronómica/energética dos fluxos gerados na atividade agropecuária
-
AcrónimoGOEfluentes
-
Site do projeto
-
Código do projetoPDR2020-101-031829
-
Programa financiadorPDR 2020 - Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020
-
MedidaAção1.1 - Grupos Operacionais
-
Orçamento total (€)509 980,26
-
Orçamento INIAV (€)80 391,06
-
Cofinanciamento (%)75%
-
Data de aprovação2017/07/26
-
Data de início2018/01/02
-
Data de conclusão2021/12/31
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
- Instituto Superior de Agronomia
- Universidade de Évora
- Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
- Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores
- Associação Portuguesa de Criadores da Raça Frísia
- Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais
- ALIRAÇÕES - RAÇÕES PARA ANIMAIS S.A.
- VALORGADO - AGRICULTURA E PECUARIA, LDA
- CAMPOAVES - AVES DO CAMPO, SA
- TTERRA - ENGENHARIA E AMBIENTE LDA
- EntoGreen - Ingredient Odyssey
- SIRO - Leal & Soares, SA
Objetivo principal
Esta iniciativa visa uma abordagem de valorização de um recurso, focada nos diferentes interesses que convergem na produção e gestão adequada e integrada dos fluxos gerados nos sistemas agropecuários (sociais, políticos, económicos, técnicos e ambientais), assegurando o desenvolvimento sustentável, a nível regional/nacional. Em todos os passos relacionados com a gestão destes fluxos (produção, recolha, armazenamento, valorização e reutilização nas condições locais), o objetivo da valorização não será apenas evitar a sua eliminação, mas também reduzir a exploração de recursos naturais, pela reciclagem. A identificação (pela definição de indicadores), quantificação e hierarquização de fluxos serão fundamentais, permitindo balanços de nutrientes a nível das explorações e consequente gestão sustentável.
Principais atividades:
- Desenvolvimento de uma metodologia para mapeamento da gestão dos fluxos gerados nos sistemas agropecuários, focada em informação descritiva, no desenvolvimento de relações entre os sistemas de produção e de gestão de efluentes e na legislações e constrangimentos à sua aplicação.
- Desenvolvimento de uma visão geral sistemática da gestão dos fluxos gerados nos sistemas agropecuários, visando estabelecer um padrão de previsão do cenário de produção e caraterização, a longo prazo, dos ecossistemas e das atividades pecuárias, em regiões específicas.
- Instalação de Unidades de Experimentação/ Demonstração que respondam a questões específicas de gestão/valorização de efluentes e ajudem os diferentes atores no cumprimento das imposições legais/normativos.
- Contributo para o Inventário Nacional de Emissões com dados nacionais específicos: monitorização, comunicação e verificação das emissões (CH4, NH3, N2O).
- Informação espacial, relativa aos sistemas de gestão de efluentes (armazenamento, tratamento, aplicação) necessárias para: sensibilização dos diferentes atores; estimativa precisa das emissões; benchmarking; identificação da região e de opções de mitigação específicas; abordagem uniforme em estudos de cenários.