JOBToc - Jovens nos Territórios rurais: oportunidades e constrangimentos
Estado do projeto
Concluído
Área(s) de intervenção
Ambiente e Recursos Naturais |
Iniciativa(s) emblemática(s)
Territórios sustentáveis |
Unidade Estratégica
Biotecnologia e Recursos Genéticos
-
AcrónimoJOBToc
-
Site do projeto
-
Código do projetoPDR2020-2024-055322
-
Programa financiadorPDR 2020 - Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020
-
MedidaAção 20.2.4 - Assistência Técnica
-
Orçamento total (€)99 658,00
-
Orçamento INIAV (€)12 812,39
-
Cofinanciamento (%)100%
-
Data de aprovação2019/09/25
-
Data de início2019/10/01
-
Data de conclusão2021/12/31
Responsável pelo projeto no INIAV
José António dos Santos Pereira de Matos
Entidade líder do projeto
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Parceria
- ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
- Universidade de Coimbra
Resumo
Contribuir para a sustentabilidade da aplicação do JER e capitalizar políticas e exemplos de fixação dos jovens (AF e JÁ) nas regiões desfavorecidas.
São objectivos do JOBToc:
- Analisar os impactos da implementação das políticas e apoios para instalação de Jovens Agricultores e Jovens Empresários Rurais, em regiões desfavorecidas, e a sua funcionalidade com o estatuto de Agricultura Familiar, a fim de produzir recomendações que maximizem os seus efeitos positivos - relação com o Obj. RRN: ”Melhorar a conceção e aplicação das medidas de política de desenvolvimento rural.”
- Analisar o papel das autarquias, associações e outros na disseminação de informação (métodos, conteúdos, públicos); contribuir para o debate sobre as causas e consequências da desertificação, apelando também à participação juvenil a partir do ensino secundário e, em simultâneo, apontar medidas e recomendações baseadas nos estudos de caso - relação com Obj. RRN: “Promover a participação e o trabalho conjunto entre os agentes de desenvolvimento rural”.
- Disseminar informação sobre metodologias de reanimação das comunidades locais: cultura, serviços de entreajuda e de vigilância, serviços de substituição nas explorações agrícolas, possíveis compras e vendas comuns de bens e serviços, manutenção dos espaços comuns, voluntariado- relação com o Obj. RRN: ”Transferir as boas práticas e novos conhecimentos para qualificar a intervenção dos agentes de desenvolvimento rural”.
- Contribuir para introdução de inovações: produtos, métodos, técnicas, mercados, consumidores. Circuitos curtos e economia circular adequada aos recursos. Contribuir para a promoção das regiões e captação de investimentos produtivos - relação com Obj. RRN: “Promover a imagem e o potencial dos territórios rurais.”
São ainda objectivos do JOBToc capacitar os JER no âmbito de:
- consciencialização sobre a importância da biodiversidade e dos serviços do ecossistema, em ações do quotidiano exequíveis e economicamente atrativas, que incidam no solo, na água, no uso da energia e na gestão da fauna e flora locais;
- a compreensão das dificuldades no acesso à terra (disponibilidade, preços) e aferir possíveis soluções socialmente aceites e economicamente viáveis;
- a análise crítica de casos de empreendedorismo (agrícola ou actividades directa e indirectamente relacionadas com os recursos regionais) nas regiões desfavorecidas, contribuindo para o seu possível comprometimento profissional , tanto nos jovens urbanos em idade activa como nos oriundos do meio rural.
Espera-se como principais resultados do JOBToc:
- Livro Branco sobre as políticas e apoios para a fixação dos jovens em meio rural, incluindo recomendações para a actuação política e institucional, nacional e regionalmente;
- “Guia do Investidor” dirigido aos JER;
- Metodologias para o funcionamento de Centros de Negócios/ Iniciativas nas regiões desfavorecidas;
- amplo debate nacional sobre o futuro do Rural em Portugal.