NATURAL AGRO chemical formulations to reduce the environmental impact of pest control in vineyards
-
AcrónimoLIFE22-ENV-IT-NATURA AGRO
-
Site do projeto
-
Código do projeto101113781
-
Programa financiadorLife
-
Orçamento total (€)5 466 811,90
-
Orçamento INIAV (€)491 087,20
-
Cofinanciamento (%)60%
-
Data de início2023/07/01
-
Data de conclusão2028/06/30
- NDG Natural Development Group Srl (IT)
- UNICAM - Università degli Studi di Camerino (IT)
- URCA - Université de Reims Champagne-Ardenne (FR)
- INIAV, IP – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP
- VITEPIÙ Consulenza Viticola Qualificata (IT)
- CERTIQUALITY Srl (IT)
- UNIBO - Alma Mater Studiorum di Bologna (IT)
- VINIDEA Srl (IT)
Entidade associada
- ENTOPAN Innovation Srl (IT)
OBJETIVO PRINCIPAL:
O projeto tem como objetivo reduzir o uso de pesticidas e fertilizantes ao propor uma solução inovadora para o mercado atual, através do desenvolvimento de novas formulações. Visa impulsionar a viticultura europeia no sentido de uma proteção da cultura mais eficiente, sustentável e livre de substâncias tóxicas, através da redução e até mesmo da eliminação do uso de compostos xenobióticos em produtos fitofarmacêuticos.
CONTEXTO DO PROJETO:
Sendo a viticultura é uma das atividades mais lucrativas na União Europeia, abrangendo uma área de cerca de 3,2 milhões de hectares, os viticultores enfrentam importantes desafios para tornar a sua prática agrícola mais sustentável e ambientalmente segura. Além disso, a má utilização da biomassa das videiras, que é incinerada no campo, resultando em emissões excessivas de gases de efeito estufa, e o uso excessivo de pesticidas químicos na produção de uvas representam uma gestão negativa da viticultura. Os viticultores dependem do uso de pesticidas químicos, uma vez que a videira é suscetível a muitas doenças fúngicas, como o míldio (DM) e as doenças do lenho das videiras (GTD), que têm o potencial de causar danos graves às colheitas e perdas económicas substanciais para os viticultores da UE.
O projeto NATURAL AGRO tem como objetivo reduzir o uso de pesticidas e fertilizantes, propondo uma solução inovadora para o mercado atual. Um papel importante e igualmente significativo deste projeto é o desenvolvimento de abordagens circulares para lidar eficazmente com a biomassa das vinhas, como meio de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa associadas à incineração típica da biomassa cortada no campo. Na verdade, ao eliminar o cobre nas formulações e substituir fungicidas orgânicos por óleos essenciais, a contaminação da videira será limitada, permitindo a utilização da madeira residual das vinhas como fonte de produtos naturais com atividade inseticida e/ou fungicida, que serão então incorporados em novas formulações.
OBJETIVOS:
Um dos principais objetivos é desenvolver e avaliar duas formulações específicas para combater o míldio (DM) e as doenças do lenho (GTD), com teores muito baixos ou nulos em cobre.
Estes produtos fitofarmacêuticos são totalmente biodegradáveis e permitem a recuperação da biomassa tratada e a sua reutilização, promovendo processos circulares nas vinhas. O nosso conceito é, assim, seguro e sustentável, visando a redução e eliminação progressiva nas vinhas de fungicidas prejudiciais à base de cobre.
PRINCIPAIS ATIVIDADES:
As principais tarefas envolvem o desenvolvimento e avaliação de duas formulações específicas para o combate ao míldio (DM) e às doenças do lenho (GTD), utilizando hidroxiapatita carbonatada e misturas de óleos naturais com teores muito baixos ou nulos em cobre. Os parceiros do projeto irão demonstrar a eficácia destes produtos fitofarmacêuticos em maior escala, realizando ensaios de campo em vinhas em Itália, França e Portugal.
Mais informações em https://www.lifenaturalagro.eu/