Merino Parasite - Identificação de marcadores genéticos associados à resistência aos parasitas internos em ovinos da raça Merino Branca
Estado do projeto
Em curso
Área(s) de intervenção
Saúde Animal |
Iniciativa(s) emblemática(s)
Uma Só Saúde |
Unidade Estratégica
Produção e Saúde Animal
-
AcrónimoMerino Parasite
-
Site do projeto
-
Código do projetoPTDC/CVT-CVT/28798/2017
-
Programa financiadorFCT
-
MedidaSistema de Apoio à Investigação Cientifica e Tecnológica
-
Orçamento total (€)237 156,03
-
Orçamento INIAV (€)173 421,66
-
Cofinanciamento (%)100%
-
Data de aprovação2018/03/23
-
Data de início2018/10/01
-
Data de conclusão2022/09/30
Responsável pelo projeto no INIAV
Helga Marlene Cardoso Waap
Entidade líder do projeto
Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Parceria
- Associação Criadores de Ovinos da raça Merino Branco
- Faculdade de Medicina Veterinária
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Resumo
O principal objetivo deste projeto é identificar marcadores genéticos associados à resistência aos parasitas internos que possam ser aplicados no melhoramento da raça Merina Branca. Para tal, pretende-se comparar o genótipo dos ovinos resistentes aos parasitas com o genótipo dos animais suscetíveis. A resistência aos parasitas será avaliada com um painel de características fenotípicas. Outros objetivos incluem o estudo epidemiológico das espécies de parasitas prevalentes nos ovinos em diferentes áreas agroclimáticas e a avaliação da resistência dos parasitas aos anti-helmínticos.
Atividades e resultados esperados:
- Identificação de marcadores genéticos associados à resistência aos parasitas internos: genotipagem de 400 borregos da raça Merina Branca com 4-12 meses de idade por IlluminaSNP50, selecionados para representar os níveis extremos de resistência aos parasitas (alta e baixa) de um total de 1050 animais, com base nas características fenotípicas de resistência FEC (fecal egg count), FAMACHA, peso corporal, parâmetros hematológicos e bioquímicos (hemograma, proteínas totais, albumina, AST, ALT). Análise GWAS (Genome wide association studies) para identificação de SNP significativos correlacionados com as características fenotípicas de resistência e análise post-GWAS para identificação de genes candidatos e vias biológicas envolvidas na resistência.
- Estudo epidemiológico das parasitoses na raça Merina Branca: diagnóstico das parasitoses em amostras de sangue e fezes colhidas de 1050 animais em 35 explorações localizadas em diferentes áreas geográficas, utilizando técnicas coprológicas (FLOTAC e coproculturas), serológicas e de biologia molecular. Construção de uma base de dados contendo informação geográfica das explorações, dados individuais dos animais, dados de produção/maneio e utilização de anti-helmínticos. Análise estatística e espacial dos dados recolhidos para determinação da prevalência, distribuição geográfica e fatores de risco das diferentes espécies de parasitas identificadas e construção de mapas de risco de ocorrência das parasitoses.
- Avaliação da resistência dos parasitas aos anti-helmínticos - avaliação da resistência aos benzimidazóis em dois dos parasitas gastrointestinais mais prevalentes e patogénicos na Europa, Haemonchus contortus e Teladorsagia circumcincta por análise quantitativa de três SNP no gene da beta-tubulina nos codões F167Y, E198A e F200Y.
-
Tags