NemaWAARS - O motif para desvendar os mecanismos de regulação de genes de parasitismo no nemátode da madeira do pinheiro para o controlo da doença e desenvolvimento de plantas resistentes
-
AcrónimoNemaWAARS
-
Código do projetoPTDC/ASP-PLA/1108/2021
-
Programa financiadorFCT
-
Orçamento total (€)249 439,00
-
Orçamento INIAV (€)41 790,50
-
Cofinanciamento (%)100%
-
Data de aprovação2021/07/28
-
Data de início2022/01/01
-
Data de conclusão2024/12/31
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV, I.P.);
- Universidade de Évora
Objetivo principal:
Desenvolver novas (e alternativas) estratégias de controlo do nemátode da madeira do pinheiro, causador da doença da murchidão do pinheiro.
Objetivos, atividades e resultados esperados:
O projeto NemaWAARS – O motif para desvendar os mecanismos de regulação de genes de parasitismo no nemátode da madeira do pinheiro (NMP) para o controlo da doença da murchidão do pinheiro e desenvolvimento de plantas resistentes (PTDC/ASP-PLA/1108/2021), financiado por fundos nacionais através do orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., (FCT/MCTES), pretende identificar os elementos reguladores de expressão de genes de parasitismo do NMP e compreender o impacto da sua disrupção e de que forma afetará a função dos vários genes no sucesso da infeção do NMP. Esta ideia surge após a descoberta de uma característica genética associada aos genes de parasitismo do NMP.
A hipótese colocada é a de que se interrompermos o(s) regulador(es), poderemos desligar simultaneamente a expressão de vários genes. Este poderá ser um novo e atrativo foco para silenciamento em plantas: se a expressão do regulador for bloqueada, a expressão de outros genes de parasitismo será interrompida e irá inibir a capacidade de infeção do NMP. A estratégia de NemaWAARS irá incluir abordagens inovadoras aplicadas no estudo do NMP.
O trabalho irá incluir a localização espacial e temporal dos genes de parasitismo, silenciamento por RNA de interferência dos fatores de transcrição, análise de transcriptómica e proteómica e testes in vitro de validação funcional com o hospedeiro. É esperado obter novos resultados nas moléculas que se ligam aos promotores e que, uma vez bloqueados, poderão mostrar uma nova área a explorar na regulação do parasitismo no NMP.