OliVAis - Tecnologías Inteligentes para la Estimación Nutricional y de la Producción en el Olivar
-
AcrónimoOliVAis
-
Site do projeto
-
Código do projeto0766_OLIVAIS_5_E
-
Programa financiadorPrograma INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP 2014-2020)
-
Orçamento total (€)286 815,82
-
Orçamento INIAV (€)97.528,96
-
Cofinanciamento (%)75%
-
Data de início2022/06/01
-
Data de conclusão2023/07/31
- Instituto Nacional de Investigação Agraria e Veterinária, I.P.
- Universidade de Huelva
- Nuestra Señora de la Oliva, SCA
Objetivo temático:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
Objetivos, atividades e resultados esperados:
OliVAis é um projeto financiado na 6ª Convocatória do Programa Interreg V-A Espanha – Portugal (POCTEP) 2014-2020. Este projeto propõe capitalizar resultados do projeto TecnOlivo, financiado na 1ª convocatória do mesmo Programa. Por um lado, propõe-se validar os modelos de estimação do conteúdo em azoto (N), fósforo (P) e potássio (K) do olival, estimados com inteligência artificial a partir de imagens multiespectrais adquiridas por drones, assim como ampliar os modelos utilizando novo equipamento para torna-los sensíveis aos dez principais nutrientes. Por outro lado, pretende-se partir dos algoritmos inteligentes desenvolvidos, capazes de detetar e contabilizar as azeitonas visíveis nas oliveiras fotografadas a pé no campo, conseguir uma segunda geração de algoritmos capazes de detetar também os frutos ocultos de forma a realizar estimações em Quilos da futura colheita.
Objetivos específicos do Projeto:
- Validar os modelos, desenvolvidos em TecnOlivo, de estimação NPK na cultura do olival, e desenvolver modelos mais gerais de estimação do perfil nutricional completo, utilizando drones, camaras Hiperespectrais e inteligência artificial.
- Desenvolver modelos de estimação da colheita no olival a partir dos resultados parciais obtidos em Tecnolivo.
- Redução do impacto no meio ambiente da cultura do olival, favorecendo uma utilização otimizada dos recursos hídricos e de fertilizantes.
- Melhoria da competitividade do setor, mediante a racionalização no uso dos fatores de produção e, também, graças ao desenvolvimento de estratégias de preços enriquecidas por estimativas precisas e precoces da produção.