Pine ENEMY - Exploring the NEmatode-MYcobiota interactions in Pine Wilt Disease
-
AcrónimoPine ENEMY
-
Site do projeto
-
Código do projetoLISBOA-01-0145-FEDER-028724
-
Programa financiadorFEDER
-
MedidaSistema de Apoio à Investigação Cientifica e Tecnológica
-
Orçamento total (€)230 234,16
-
Orçamento INIAV (€)202 359,16
-
Cofinanciamento (%)100,00%
-
Data de aprovação2018/05/22
-
Data de início2018/10/15
-
Data de conclusão2022/10/14
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
- Universidade de Évora
Objetivo principal:
Aprofundar o conhecimento sobre a dinâmica da doença causada pelo nemátode da madeira do pinheiro visando o seu controlo.
Atividades:
O Projecto PineENEMY inclui tecnologias avançadas para estudar as interações biológicas que ocorrem durante o progresso da Doença da Murchidão do Pinheiro (DMP).
A DMP é uma das principais ameaças para as florestas de resinosas em todo o mundo e um problema que causa grandes perdas económicas em Portugal. A doença resulta de uma interação complexa entre três agentes biológicos muito distintos: o nemátode do pinheiro (NMP), Bursaphelenchus xylophilus, o seu inseto-vetor, Monochamus galloprovincialis e a árvore hospedeira, Pinus spp.
Os estudos a levar a cabo neste projecto irão focar-se no esclarecimento da estrutura e dinâmica das interações entre o nemátode e sua comunidade de fungos que lhe está associada, visando compreender melhor o complexo da doença. As comunidades de fungos serão avaliadas por duas abordagens diferentes e complementares: métodos cultiváveis e análise metagenómica usando métodos não-cultiváveis. A fração de fungos cultiváveis, com particular ênfase nos fungos do azulado da madeira, constituirá uma colecção de isolados a serem totalmente caracterizada e identificada por métodos fenotípicos e moleculares. O papel dos isolados relevantes no ciclo de vida do NMP será avaliado tanto in vitro como através de ensaios em estufas.
A abordagem pioneira reúne uma equipa multidisciplinar e complementar capaz de produzir resultados determinantes no desenvolvimento de novas estratégias para o controle da doença.
-
Tags