Reassessing the threat posed by the pinewood nematode (Bursaphelenchus xylophilus) to UK forestry: exploring alternative vectors and novel detection tools
-
AcrónimoPWD-UK
-
Código do projetoPWNUK_2022
-
Programa financiadorDEFRA – Reino Unido (RU)
-
Orçamento total (€)369 450
-
Orçamento INIAV (€)43 626,81
- Forest Research (RU)
- University of Reading (RU)
- FERA York (RU)
- INIAV (PT),
Breve Descrição:
A doença da murchidão do pinheiro (DMP) é reconhecida como uma das mais sérias ameaças para as coníferas em todo o mundo. A doença é causada pelo nemátode da madeira do pinheiro (NMP), Bursaphelenchus xylophilus, com estreitas associações foréticas com os insetos do género Monochamus (Cerambycidae).
O risco de introdução da DMP no Reino Unido é cada vez maior uma vez que o NMP já foi detetado em embalagens aí intercetadas e a doença já está presente na Europa (Portugal e Espanha). Apesar dos esforços de contenção, as mudanças climáticas e os movimentos globais aumentam o risco para de dispersão da doença. No entanto, em contraste com a Europa continental, o Reino Unido não possui espécies indígenas de Monochamus.
Neste projeto será investigada a possível associação do NMP com outros insetos que colonizam os pinheiros e que poderão constituir vetores alternativos. Isto envolverá a caracterização dos perfis cuticulares específicos de espécies candidatas, tais como os insetos sub-corticais dos géneros Tomicus, Hylobius e Pissodes e os cerambicídeos Arhopalus, Acanthocinus e Spondylis, nativas do Reino Unido e Portugal, com recurso à cromatografia gasosa- por espectrometria de massa (GC-MS). Essas análises serão realizadas em colaboração com investigadores da Universidade de Reading, usando protocolos estabelecidos pelo INIAV.
O objetivo final deste projeto será o desenvolvimento de um novo sistema de armadilhas usando um isco VOCC para o NMP, o que constituirá um método eficiente de prospeção das madeiras - tanto em campo quanto em material importado.
-
Tags