Q-AD4PurePort - Nova Gama de Vinhos do Porto, com base num inovador método de seleção de aguardentes vínicas
-
AcrónimoQ-AD4PurePort
-
Código do projetoPOCI-01-0247-FEDER-039956
-
Programa financiadorCompete 2020
-
MedidaSI I&DT Co-promoção
-
Orçamento total (€)908 114,25
-
Orçamento INIAV (€)165 943,27
-
Cofinanciamento (%)75%
-
Data de aprovação2020/01/24
-
Data de início2020/04/01
-
Data de conclusão2023/06/30
- SYMINGTON FAMILY ESTATES, VINHOS, S.A.
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
- Universidade de Aveiro
A produção de Vinho do Porto requer a adição de aguardente para efetuar a paragem de fermentação, assegurando a doçura pretendida. A aguardente é uma bebida espirituosa de origem vínica, destilada a partir do vinho, requerendo aprovação do IVDP. A seleção das aguardentes compradas é feita por avaliações sensoriais, um método subjetivo com poucos indicadores analíticos atribuídos pelo fornecedor.
A Symington quer desenvolver novos métodos analíticos para melhorar o controlo da seleção das aguardentes, garantindo
- a consistência da qualidade na produção do Vinho do Porto,
- melhorias significativas na qualidade do Vinho do Porto correntes e Premium,
- comercialização dos Vinhos do Porto.
Para responder a este projeto desafiante, um consórcio de três promotores com diferentes valências na cadeia de criação de valor foi reunido, nomeadamente, a empresa Symington Family Estates Vinhos, S.A., a Universidade de Aveiro, e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterania.
A Symington é a empresa líder no sector da produção de Vinhos do Porto, procurando novos métodos analíticos para caraterizar e classificar as aguardentes vínicas para melhorar o processo de controlo e seleção, garantindo e melhorando os patamares da qualidade de diferentes tipos de Vinho do Porto comercializado.
A Unidade de Investigação QOPNA, da Universidade de Aveiro, na qual se insere o x-Chromatography Lab (http://xchromatographylab.x10.mx) tem larga experiência de investigação, inovação e desenvolvimento em áreas relacionadas com a valorização e uso racional de recursos naturais e alimentos, nomeadamente nas áreas da viticultura e enologia. Este centro de investigação está particularmente bem equipado ao nível de recursos humanos, laboratoriais e de equipamentos para o estudo de biomoléculas voláteis, através do uso de técnicas cromatográficas avançadas (GC-qMS e GCxGC/ToFMS), suportado por bases de dados criadas no laboratório e know-how no processamento estatístico e compreensão de processos e matrizes complexas, nomeadamente, na composição volátil e aroma de bebidas alcoólicas.
A larga experiência adquirida ao longo das últimas 2 décadas suportada por inúmeros trabalhos de mestrado, doutoramento, pós-docs, publicações nacionais e internacionais e projectos I&D na área da enologia (http://xchromatographylab.x10.mx)) representam um elevado capital desta equipa que será sem dúvida uma mais-valia para o projecto “Qualidade AD”.
O INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. é o Laboratório de Estado, que desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica e veterinária, possuindo em Dois Portos um centro com uma vasta experiência em I&D em Viticultura e Enologia, designadamente no estudo da tecnologia de produção e na caracterização de aguardentes vínicas. No âmbito dos trabalhos de I&D em aguardentes, a equipa do INIAV desenvolveu e validou metodologias de análise sensorial e de análise química, designadamente de compostos do aroma, existindo atualmente um grupo de prova treinado e especializado em aguardentes.
Para atingir o objetivo, o projeto Qualidade AD foi desenvolvido baseado numa estratégia de aquisição de conhecimento construído com base no sinergismo das competências e experiência das entidades envolvidas, o qual pode ser rapidamente transferido e internalizado pelo promotor empresarial envolvido no projeto. Assim, o Qualidade AD apresenta-se como um projeto inovador, desenvolvendo e implementando uma nova ferramenta analítica, robusta e com poder preditivo, representando um novo método de controlo mais robusto da seleção das aguardentes nas várias fases da cadeia de valor das aguardentes, incluindo na compra, e também no destino, tipos de Vinho do Porto, assegurando e melhorando a qualidade dos produtos comercializados.
-
Tags