REMIRUCULA - Caracterização da resistência ao míldio na cultura da rúcula
-
AcrónimoREMIRUCULA
-
Site do projeto
-
Código do projetoPTDC/ASP-PLA/28963/2017
-
Programa financiadorFCT
-
MedidaSistema de Apoio à Investigação Cientifica e Tecnológica
-
Orçamento total (€)216 775,50
-
Orçamento INIAV (€)166 171,63
-
Cofinanciamento (%)100%
-
Data de aprovação2018/06/05
-
Data de início2018/12/01
-
Data de conclusão2022/11/30
- Instituto de Tecnologia Química e Biológica
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
- Universidade do Algarve
Objetivo principal:
O projeto Remirucula pretende dar resposta à elevada suscetibilidade das atuais variedades cultivadas de rúcula à doença do míldio. Este projeto é uma oportunidade para melhorar o conhecimento sobre esta doença, e transpor um dos principais obstáculos ao aumento sustentável da produtividade nesta cultura.
Atividades:
A doença do míldio é uma ameaça crescente à produção de rúcula em regiões de clima temperado e húmido. É causada pelo oomiceta obrigatório Hyaloperonospora sp., que infeta as folhas e reduz de forma drástica a sua qualidade e produção. Nos casos mais graves a cultura pode ser totalmente destruída.
O consórcio do projeto é formado por uma equipa diversificada (um laboratório de investigação e duas instituições de ensino superior, em estreita colaboração com um produtor comercial), que visa a resolução de um problema que afeta gravemente os produtores.
A equipa do INIAV irá constituir e avaliar uma coleção diversificada de rúcula e selecionar genótipos mais resistentes ao míldio em ensaios realizados em ambiente controlado e no campo. Um outro aspeto a ser estudado é a caracterização histológica e celular, e a composição lipídica das folhas de genótipos de rúcula com diferentes respostas ao míldio. O material mais promissor será testado no campo, numa empresa de saladas “baby leaf”, o que permitirá confirmar a resposta à infeção de míldio.
A equipa da UAlg irá caracterizar marcadores moleculares ligados à espécie Diplotaxis tenuifolia e a isolados de Hyaloperonospora sp., obtidos em plantas de rúcula naturalmente infetadas.
A equipa do ITQB irá obter perfis metabolómicos de genótipos de rúcula selecionados nos testes de resistência, correlacionando-os com a resposta ao míldio.
Resultados esperados:
Os resultados obtidos neste projeto permitirão aumentar o conhecimento da interação D. tenuifolia-Hyaloperonospora sp., identificar genótipos de rúcula resistentes ao míldio, e melhorar as tecnologias de produção, visando o reforço da competitividade do setor produtivo e a proteção ambiental, assegurando a produção de alimentos mais saudáveis.
-
Tags