SelectPinea - Desenvolvimento de marcadores genéticos para características de interesse em Pinheiro manso (Pinus pinea)
-
AcrónimoSelectPinea
-
Código do projetoALT20-03-0145-FEDER-000041
-
Programa financiadorPortugal 2020
-
MedidaAlentejo 2020
-
Orçamento total (€)476 991,06
-
Orçamento INIAV (€)50 000,00
-
Cofinanciamento (%)85%
-
Data de aprovação2016/05/31
-
Data de início2016/09/01
-
Data de conclusão2020/12/31
- CEBAL - Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Baixo Alentejo e Litoral
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
- União da Floresta Mediterrânica
Objetivos, atividades e resultados esperados
Os objetivos principais do projeto são a identificação de marcadores genéticos com aplicação a diferentes problemas e fenótipos de interesse no pinheiro manso, assim como o desenvolvimento de ferramentas genómicas com uma elevada aplicação prática. O projeto irá utilizar toda a informação fenotípica existente nos diferentes ensaios e povoamentos de pinheiro manso existentes no país, de forma a exponenciar uma utilização produtiva dos recursos e informação já disponíveis. Os marcadores genéticos serão identificados utilizando sequenciação de última geração, abordagem com um potencial enorme no desenvolvimento de marcadores genéticos, na qual o CEBAL tem experiência considerável, mas que nunca foi aplicada no pinheiro manso.
As linhas principais do projecto são as seguintes:
- Desenvolver marcadores genéticos para a produção de pinha e característica biométricas, utilizando para este efeito árvores para as quais existem registos para estes fenótipos.
- Desenvolver estudos para medir a suscetibilidade do pinheiro manso ao Leptoglossus occidentalis e subsequentemente desenvolver marcadores genéticos associados à resistência a este inseto.
- Desenvolver ferramentas genómicas necessárias ao setor e à fileira do pinheiro manso e do pinhão, incluindo um sistema de identificação individual de árvores plus, assim como um sistema de rastreabilidade genética para definir proveniências, tendo em vista a certificação do pinhão com denominação de origem protegida (DOP).
- Contribuir para a estruturação, organização e alargamento dos dados fenotípicos em pinheiro manso.