SelectPorAl - Seleção e melhoramento genómico de características produtivas do Porco Alentejano
-
AcrónimoSelectPorAl
-
Código do projetoALT20-03-0145-FEDER-000032
-
Programa financiadorPortugal 2020
-
MedidaAlentejo 2020
-
Orçamento total (€)483 915,00
-
Orçamento INIAV (€)3 750,00
-
Cofinanciamento (%)85%
-
Data de aprovação2016/03/17
-
Data de início2016/09/01
-
Data de conclusão2021/02/28
- Associação de Criadores do Porco Alentejano
- Associação Nacional dos Criadores do Porco Alentejano
- Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Baixo Alentejo e Litoral
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
- Universidade de Évora
Objetivos principais:
Os dois objetivos principais do projeto são identificar marcadores genéticos associados com vários fenótipos de importância económica (crescimento, produtividade por porca, características da carcaça e qualidade da carne), e desenvolver um sistema de traçabilidade molecular para o Porco Alentejano e os seus produtos, baseado na identificação de SNPs específicos para a raça. A informação gerada neste projeto será posteriormente utilizada no programa de melhoramento genético da raça, cuja efetividade será aumentada com a incorporação da informação derivada dos marcadores moleculares.
A metodologia proposta é baseada em sequenciação de última geração, para identificar e desenvolver os marcadores moleculares para cada característica. Especificamente, o método genotipagem-por-sequenciação (GBS – genotyping-by-sequencing) será utilizado para identificar a variação genética existente nos animais estudados para cada fenótipo. Depois, análises estatísticas serão executadas para identificar os SNPs associados com desempenhos produtivos superiores.
O nosso objetivo é identificar marcadores genéticos para crescimento, avaliado nas diferentes fases do ciclo de produção (desde o desmame até ao abate), produtividade por porca, definida como o número de leitões desmamados por porca por ano, características da carcaça, com destaque para o peso dos presuntos e das paletas, e qualidade da carne, focando em várias propriedades físicas e químicas.
O sistema de traçabilidade molecular será um mecanismo crucial para assegurar a proteção adequada aos produtos derivados do porco Alentejano. Iremos analisar a variabilidade genética existente na raça e noutras raças que também devem fazer parte do sistema, tais como as outras raças Portuguesas de suínos e as principais raças comerciais. Uma vez implementado, este sistema utilizará um número moderado de SNPs, cujos genótipos oferecerão o poder estatístico necessário para atribuir à sua raça de origem uma amostra de DNA de origem desconhecida.
As atividades (Work Packages - WP) previstas no projeto incluem:
- WP1 – Seleção dos animais a serem estudados para os fenótipos crescimento e produtividade por porca;
- WP2 – Recolha de registos para composição da carcaça e qualidade da carne;
- WP3 – Sequenciação de última geração e análises bioinformáticas;
- WP4 – Estudos de associação genómica e seleção dos marcadores genéticos associados com os fenótipos;
- WP5 – Desenvolvimento de um sistema de traçabilidade molecular para o porco Alentejano;
- WP6 – Desenvolvimento e implementação de uma base de dados integrada.
-
Tags