SOIL4EVER - Aumento da produtividade do regadio através do uso sustentado do solo/Sustainable use of soil and water for improving crops productivity in irrigated areas
-
AcrónimoSOIL4EVER
-
Site do projeto
-
Código do projetoPTDC/ASP-SOL/28796/2017
-
Programa financiadorFCT
-
MedidaSistema de Apoio à Investigação Cientifica e Tecnológica
-
Orçamento total (€)233 714,15
-
Orçamento INIAV (€)142 609,15
-
Cofinanciamento (%)100%
-
Data de aprovação2018/03/23
-
Data de início2018/10/01
-
Data de conclusão2022/09/30
- Associação do Instituto Superior Técnico para I&D
- FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
- Universidade de Évora
Objetivo principal:
Desenvolver uma plataforma WebGIS para o estado de salinidade do solo, de modo a contribuir para o aumento da consciencialização face a este risco de degradação do solo e promover o uso de práticas agrícolas sustentáveis. A plataforma WebGIS integrará os resultados da extrapolação dos modelos para o perímetro do Roxo, validados com os dados monitorizados nas áreas experimentais, e fornecerá soluções adequadas para diferentes casos, de modo a minimizar os riscos de salinização do solo e maximizar o rendimento das culturas. Os utilizadores poderão visualizar as consequências das suas práticas em termos de consumo de água, produção das culturas, acumulação de sais e lixiviação de nutrientes. Os seus resultados poderão ainda ser comparados com as práticas recomendadas.
A agricultura de regadio tem um papel fundamental em Portugal, onde as condições agro-ecológicas são caracterizadas por verões quentes e secos, com taxas de evapotranspiração elevadas. As elevadas taxas de evapotranspiração associadas à rega podem levar ao aumento da salinização do solo, através da acumulação de sais no perfil de solo, que podem resultar em quebras de produção e, em casos extremos, à desertificação e abandono da terra.O controlo da salinização associada à necessidade de economia da água e ao controlo da lixiviação de nutrientes são razões suficientes para se estabelecer uma gestão da rega sustentável e, através dela, minimizar os riscos de degradação do solo, mantendo o máximo rendimento das culturas.A equipa de investigação deste Projeto tem vindo a estudar a degradação dos solos em áreas regadas nos últimos 15 anos de forma integrada, tendo desenvolvido e testado um conjunto de metodologias para avaliar, prever e minimizar os riscos de salinização do solo, a eficiência da fertilização e os efeitos no rendimento das culturas. Este Projeto procurará estender esse conhecimento a diferentes áreas do perímetro de rega do Roxo, Alentejo, adequando a rega às propriedades do solo através da modelação da hidrologia e do desenvolvimento das culturas em função das condições meteorológicas.
Os objetivos são:
- Identificar e monitorizar zonas potencialmente susceptíveis à salinidade do solo no perímetro de rega;
- Estudar o efeito da qualidade da água de rega no desenvolvimento de indicadores fisiológicos, relacionando-os com a produção;
- Alcançar uma gestão sustentável da rega e da fertilização azotada através da modelação dos processos, que permitirá aumentar a sua eficiência e minimizar os riscos de salinização do solo;
- Desenvolver uma plataforma WebGIS para visualizar o estado de salinidade do solo que integra os resultados da extrapolação dos modelos MOHID_Land e HYDRUS para todo o perímetro de rega do Roxo. A plataforma vai ainda mostrar a acumulação de salinidade a curto (1 ano) e longo prazo (10-20 anos).
Incluirá também uma versão simplificada do modelo MOHID_Land, para ser usada como ferramenta de consciencialização, que permitirá aos utilizadores selecionarem dentro das seguintes condições:
- Tipo de solo (textura grosseira, mediana e fina);
- Condições climáticas (ano húmido, médio ou seco);
- Cultura (milho, tomate, olival, etc.);
- Esquema de rega e a quantidade e qualidade da água aplicada.
O modelo MOHID_Land irá prever os riscos de salinização do solo e dará recomendações para melhorar a gestão da água de rega. Os utilizadores poderão então comparar os seus resultados com as práticas recomendadas.
O programa de trabalho necessário para alcançar estes objetivos incluirá a monitorização da qualidade de água de rega da albufeira do Roxo e o estudo da distribuição espacial das propriedades do solo com recurso a métodos eletromagnéticos induzidos e geoestatísticos.
A questão da salinização do solo é antiga. A novidade do projeto é a sua associação a práticas de otimização da rega que garantam a preservação do solo, sem comprometerem a rendimento dos agricultores. O projeto contribuirá ainda para melhorar as ferramentas Portuguesas disponíveis para a implementação da Diretivas dos Nitratos e da Diretiva da Água e para a conservação do solo. O projeto está organizado em 6 tarefas:
- Monitorização do estado de salinidade dos solos e das águas de rega;
- Monitorização do desenvolvimento das culturas através de indicadores fisiológicos;
- Mapeamento da salinidade do solo com métodos geofísicos;
- Modelação da dinâmica da água e transporte de solutos no solo;
- Desenvolvimento de uma plataforma WebGIS para o estado de salinidade do solo;
- Gestão do projeto e divulgação dos resultados. O projeto conta com uma equipa multidisciplinar proveniente de várias instituições.
Saiba tudo sobre o projeto Soil4Ever em: http://soil4ever.pt/
-
Tags