SoiLife1st - LA4.1 - Adaptação de sistemas produtivos em contexto de alterações climáticas - Conservação e fertilidade do solo
-
AcrónimoSoiLife1st
-
Código do projetoPRR-C05-i03-I-000006-LA4.1
-
Programa financiadorPRR - Plano de Recuperação e Resiliência
-
MedidaRE-C05-i03 – AGENDA DE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA, ALIMENTAÇÃO E AGROINDÚSTRIA
-
Orçamento total (€)123 900,42
-
Orçamento INIAV (€)48 441,73
-
Cofinanciamento (%)100%
-
Data de início2022/01/01
-
Data de conclusão2025/09/30
A parceria é liderada pelo Instituto Politécnico de Santarém e constituída por 12 entidades beneficiárias, de entre as quais o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Descrição:
O projeto SoiLife1st - Adaptação de sistemas produtivos em contexto de alterações climáticas contribui para a Iniciativa Emblemática IE04, da Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030. É uma abordagem holística ao ecossistema com identificação dos pontos críticos e dos elementos essenciais para devolver capacidade produtiva aos solos, garantir mais e melhor água disponível e aumentar a resiliência dos ecossistemas. Pretende-se introduzir elementos de alteração nos sistemas produtivos fortemente intensificados designadamente, a utilização de culturas de cobertura, com espécies e variedades melhor adaptadas, simples ou em misturas, sementes inoculadas com agentes benéficos, em períodos do sistema cultural, compatíveis com o rendimento e objetivos económicos.
O projeto foi desdobrado em 5 linhas de ação, participando o INIAV em 3, Adaptação, Comunicação e Conservação e fertilidade do solo.
A Linha de Ação 4.1 - Conservação e fertilidade do solo visa a adoção de práticas agrícolas de conservação do solo e de melhoria da sua fertilidade.
Objetivos:
Preservar e melhorar o potencial produtivo dos solos, melhorar a gestão do risco e combater a desertificação.
-
Tags