Trace-Rice - Tracing rice and valorizing side streams along mediterranean blockchain
-
AcrónimoTrace-Rice
-
Site do projeto
-
Código do projeto1934
-
Programa financiadorPRIMA - Partnership on Research and Innovation in the Mediterranean Area
-
MedidaSection 1
-
Orçamento total (€)1 802 080,00
-
Orçamento INIAV (€)240 000,00
-
Cofinanciamento (%)100%
-
Data de aprovação2019/11/05
-
Data de início2020/09/01
-
Data de conclusão2024/08/31
- Associação Interprofissional da Fileira do Arroz;
- Building Global Innovators;
- Desarrollos Panaderos Levantinos,SL;
- Ernesto Morgado & Ca, S.A.;
- Instituto de Agroquimíca y Tecnologia de Alimentos;
- Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica;
- Instituto de Tecnologia Química e Biológica;
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.;
- Mater Dynamics;
- Universidade de Alexandria
O objetivo geral do TRACE-RICE é conseguir uma massa crítica multidisciplinar para enfrentar os desafios do setor do arroz no mediterrâneo, permitindo a transferência de competências, tecnologias e inovação organizacional entre os parceiros.
O plano de trabalho facilitará a adoção de ferramentas e tecnologias rentáveis e ambientalmente seguras e promoverá modelos de negócios inovadores, melhorando a qualidade, sustentabilidade e abrindo novos mercados com foco na qualidade e autenticidade do arroz produzido no Mediterrâneo.
As atividades são focadas na criação de ferramentas rápidas para a autenticidade do arroz, soluções inovadoras para mitigação de contaminantes, rastreabilidade de produtos, conversão de fluxos secundários em ingredientes naturais inovadores e criação de modelos robustos a partir de dados não estruturados.
O TRACE-RICE dedica especial atenção à implementação de etiquetas RFID na rotulagem. A ligação com os organismos de normalização permitirá uma ampla divulgação dos dados de validação obtidos pela sua inclusão em protocolos harmonizados.
A disseminação e adoção de técnicas ao longo da cadeia de valor do arroz produzido no Mediterrâneo serão alcançadas através de um plano de comunicação para os 4 países envolvidos.
O TRACE-RICE identificará modelos de negócios com alto potencial para capacitar as comunidades rurais a aproveitar as oportunidades decorrentes da otimização da cadeia de valor do arroz e de novos mercados.
Mais informações no site: http://trace-rice.eu
-
Tags