ValICET- Valorizar alimentos e melhorar a competitividade por meio de tecnologias emergentes aplicadas a subprodutos alimentares no âmbito da economia circular
-
AcrónimoValICET
-
Site do projeto
-
Código do projetoPRIMA/0001/2020
-
Programa financiadorFCT e PRIMA - Partnership on Research and Innovation in the Mediterranean Area
-
Orçamento total (€)499.000
-
Orçamento INIAV (€)100.000
-
Cofinanciamento (%)Apoio financeiro total da FCT – 100%
-
Data de aprovação2020/12/21
-
Data de início2021/06/01
-
Data de conclusão2024/05/31
- University of Santiago de Compostela, Espanha
- Galacteum (Dairylac SL), Espanha
- Université de Bordeaux, França
- ProdAl Scarl, Itália
- F.LLI SANTORELLI S.A.S. DI VETRANO ELENA & C, Itália
- CTI FoodTech S.r.l., Itália
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. , Portugal
- Institut National de Recherche et d’Analyse Physico-chimique, Tunisia
- Graines et Saveurs, Tunisia
Objetivo principal:
Este projeto visa procurar soluções de processamento inovadoras e sustentáveis capazes de converter resíduos agroalimentares em compostos naturais sustentáveis de alto valor acrescentado para o desenvolvimento de novos aditivos alimentares, alimentos funcionais ou embalagens alimentares ativas. Um dos principais objetivos do projeto é o desenvolvimento de uma solução TIC para conectar produtores, indústria, investigadores e consumidores.
O projeto ValICET inclui indústrias alimentares, empresas, institutos de investigação e universidades de Espanha, Itália, Portugal, França e Tunísia, especializados em diferentes áreas da ciência alimentar, nomeadamente em segurança alimentar, análise alimentar, processamento alimentar, consumo, sustentabilidade e impacto ambiental.
Objetivos, atividades e resultados esperados:
O ValiCET desenvolverá ferramentas tecnológicas inovadoras e ferramentas TIC para setores estratégicos da cadeia agroalimentar mediterrânica, para potenciar a criação de novos modelos de negócio para aumentar a sua competitividade, adequados a clusters locais e PME, ajudando a criar novos empregos e a potenciar novas gerações de jovens empreendedores em áreas rurais.
As soluções tecnológicas inovadoras e a exploração de diversas fontes naturais e de baixo custo (resíduos agroalimentares) para a produção de ingredientes/aditivos funcionais para a produção de produtos alimentares de valor acrescentado, com prazo de validade prolongado e propriedades benéficas para a saúde, contribuirão para a implementação de modelos de economia circular em três cadeias de valor regionais de diferentes países mediterrânicos, contribuindo para a sua sustentabilidade e aumento do valor no mercado alimentar.
A implementação de processos inovadores e sustentáveis para produzir produtos de valor acrescentado provenientes de produtores locais de alimentos, ao mesmo tempo que fornece estratégias de marketing e modelos de negócios, contribuirá para:
(i) otimizar a produção local da cadeia de abastecimento agroalimentar
(ii) diminuir o impacto negativo do desperdício alimentar e subproduto no meio ambiente,
(iii) reduzir as perdas de alimentos durante o armazenamento e transporte,
(iv) melhorar a compreensão sociológica (particularmente a perceção do consumidor), e
(v) aumentar a competitividade do cluster local através da identificação de novas oportunidades de produção e de mercado com consequentemente aumento do lucro para as empresas de toda a cadeia.
Esta investigação de “abordagem multi-atores” relativa a agricultores, PME, retalhistas e consumidores facilitará a cooperação entre diferentes partes interessadas, apoiando um desenho inovador de cadeia de valor que melhorará a competitividade dos pequenos agricultores, produtores e distribuidores locais em relação aos que têm produção à escala global. Além disso, a produção de extratos e ingredientes alimentares inovadores com propriedades valiosas trará vantagens económicas e sociais, criando novos empregos e produtos comercializáveis de valor acrescentado.
A análise do comportamento do consumidor aplicada aos produtos alimentares desenvolvidos no âmbito do ValICET dará feedback ao consumidor, fornecendo novas perceções para definir estratégias no design do produto e nas estratégias de marketing.
Os estudos de consumo permitirão aceder aos melhores mecanismos para estabelecer relações estreitas entre todos os intervenientes na cadeia alimentar e os consumidores finais.
Será desenvolvida uma ferramenta TIC para garantir a competitividade dos produtores de alimentos nos mercados interno e externo através da divulgação de produtos locais e tradicionais, bem como para a comunicação na cadeia de abastecimento entre pequenos produtores, empresas e consumidores.
Mais informações no site: https://www.valicet.com