Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.      (+351) 214 403 500
Google Translate logo

Fórum Vespa velutina Lisboa



Inquérito de satisfação ao Fórum Vespa velutina Lisboa Atlantic POSitiVE


Com este inquérito pretendemos avaliar este evento no que respeita ao local, a organização, ao programa, relevância das apresentações, abrangência das temáticas e contribuições dos resultados para o assunto da gestão sustentada da invasão da Vespa velutina.


Nota: Todos os campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.

Obrigado pela sua colaboração.

Joana GodinhoJOANA GODINHO

Licenciada em Engenharia Agronómica especialidade Fitopatologia e Mestre em Produção Vegetal pelo Instituto Superior de Agronomia. Especializada em proteção das culturas, apicultura e apidologia. Professora Adjunta da Escola Superior Agraria de Santarém, equiparada a investigadora no regime de mobilidade interna no Instituto Nacional de Investigação Agraria e Veterinária. Tem desenvolvido trabalhos de investigação em flora apícola, polinização dirigida com abelhas domesticas, melissopalinologia, gestão integrada de apiários, tipificação de mel e nos últimos anos em estratégias de gestão sustentável da Vespa velutina.  Atualmente coordena trabalhos de investigação no âmbito projetos PoliMax, GESVESPA, Atlantic Positive e VIGIAVESPA.

João Diogo CasacaJOÃO DIOGO CASACA

Licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora.

Desde 2002 que trabalha na FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, representando-a no GAPA – Grupo de Acompanhamento do Programa Apícola, na CVV – Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa velutina e no Conselho de Gestão do Centro de Competências da Apicultura e da Biodiversidade, por exemplo.

É Secretário da CTN 210 – Comissão Técnica Nacional de Normalização “Produtos Apícolas”, e também perito da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, representando a Confederação no Grupo de Diálogo Civil “Produtos Animais” da Comissão Europeia e no Grupo Mel do COPA-COGECA.

Anabela NaveANABELA NAVE

Doutoramento em Ciência Agronómicas e Florestais, Mestrado em Proteção Integrada e Licenciatura em Engenharia Agrícola. Domínio de especialização em Protecção de Plantas, Entomologia agrícola e Proteção biológica de conservação e áreas de investigação atuais em Biodiversidade funcional, Vespa velutina, Gestão integrada de apiários e Flora apícola.

Andreia de Oliveira Quaresma

ANDREIA DE OLIVEIRA QUARESMA

Licenciou-se em Biotecnologia, na Escola Superior Agrária – Instituto Politécnico de Coimbra, em 2012. Obteve o grau de mestre em Biologia Molecular e Genética, na Faculdade de Ciências – Universidade de Lisboa, em 2016. Em 2019, realizou o mestrado em Engenharia Biotecnológica na Escola Superior Agrária – Instituto Politécnico de Bragança.

Durante o seu percurso académico, participou em vários projetos, como o melhoramento genético e reprodução em equinos, na Escola Superior Agrária de Coimbra, análise da genética populacional dos lobos em Portugal, no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Oeiras, estrutura genética da Vespa velutina. Sendo que o seu trabalho está descrito em sete artigos científicos.

Em abril de 2021 iniciou o seu doutoramento intitulado “DNA metabarcoding of pollen mixtures for environmental monitoring: qualitative and quantitative robustness based on mock mixtures and honeybee-collected samples from across Europe” (2020.05155.BD), onde pretende otimizar o método de DNA metabarcoding para a identificação botânica do pólen colhido pelas abelhas.