Go +PrevCRP - Desenvolvimento de estratégias integradas para prevenção do Cancro-resinoso do-pinheiro
-
Acrónimo+PrevCRP
-
Código do projetoPDR2020-101-031061
-
Programa financiadorPDR 2020 - Programa de Desenvolvimento Rural
-
MedidaAção1.1 - Grupos Operacionais
-
Orçamento total (€)472 990,54
-
Orçamento INIAV (€)89 678,61
-
Cofinanciamento (%)75%
-
Data de aprovação2017/09/13
-
Data de início2017/10/01
-
Data de conclusão2021/12/31
- ANSUB - Associação de Produtores Florestais do Vale do Sado
- APFC - Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limitrofes
- Biochem Ibérica Quimicos Agricolas e Industriais, Lda
- Centro Pinus - Associação para a Valorização da Floresta de Pinho
- DGAV - Direção-Geral de Alimentação e Veterinária
- FLORGÉNESE - Produtos e Serviços para Agricultura e Florestas, Lda
- UNIPESSOAL, Lda
- GERMIPLANTA - Viveiros de Plantas, Lda
- Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.
- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
- Instituto Pedro Nunes - Assoc. Inov. Desenv. Ciencia e Tecnologia
- ISA - Instituto Superior de Agronomia
- POMBALVERDE - Produção e Comercialização de Plantas, Lda
- UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
- Viveiros do Furadouro, Unipessoal Lda
Objetivo principal:
Implementação, em larga escala, de estratégias sustentáveis de minimização do risco de dispersão do cancro-resinoso-do-pinheiro, que não afetem de forma significativa a capacidade germinativa das sementes, nem a qualidade final das plantas produzidas.
Pretende-se com esta iniciativa, que os fornecedores nacionais de MFR implementem, em larga escala, estratégias sustentáveis de minimização do risco de dispersão do cancro-resinoso-do-pinheiro, que não afetem de forma significativa a capacidade germinativa das sementes, nem a qualidade final das plantas produzidas.
As estratégias de minimização do risco, a implementar pelos fornecedores de MFR, integrarão: o tratamento de sementes hospedeiras; o tratamento de substratos; a desinfeção de contentores; a eliminação de propágulos do fungo da água de rega e a utilização de substratos alternativos à casca de pinheiro.
É, também, objetivo desta iniciativa, divulgar os resultados obtidos, disseminá-los juntos de todos os fornecedores de MFR e integrá-los no respetivo “itinerário técnico”.
Objetivos específicos:
- Avaliar a eficácia dos métodos de tratamento de sementes na eliminação do fungo e o seu impacto na germinação das sementes. Selecionar o(s) mais eficaz(es);
- Avaliar eficácia dos métodos de tratamento de substratos na eliminação do fungo e o seu impacto na germinação das sementes e na qualidade das plantas obtidas. Selecionar o(s) mais eficaz(es);
- Avaliar eficácia dos métodos de desinfeção de contentores na eliminação do fungo e o seu impacto na germinação das sementes e na qualidade das plantas obtidas. Selecionar o(s) mais eficaz(es);
- Avaliar eficácia dos métodos de eliminação de propágulos do fungo na água de rega e o seu impacto na germinação das sementes e na qualidade das plantas obtidas. Selecionar o(s) mais eficaz(es);
- Avaliar o desempenho de substratos alternativos à casca de pinheiro na qualidade das plantas obtidas;
- Testar os métodos (tratamento/desinfeção/eliminação) mais eficazes, ao nível dos fornecedores de MFR;
- Divulgar os resultados da iniciativa aos agentes do setor;
- Elaborar um Manual Técnico de medidas preventivas.
Sumário do plano de ação:
Com este projeto, pretende-se desenvolver estratégias integradas de tratamento de sementes hospedeiras, desinfeção de substratos, contentores e água de rega, que potenciem a eliminação do cancro-resinoso-do-pinheiro e minimizem o risco de dispersão, visando a sua implementação em larga escala pelos fornecedores de MFR. Estas estratégias de minimização do risco constituem um novo processo que vai integrar o sistema de produção de plantas florestais, visando também a obtenção de um novo produto - substratos sustentáveis, sem casca de pinheiro, obtidos a partir de materiais disponíveis localmente e que não sejam hospedeiros do fungo, representando por isso um menor risco de disseminação. Pretende-se ainda divulgar os resultados obtidos, particularmente junto de dois grupos focais distintos: todos os fornecedores de MFR e os técnicos dos gabinetes técnicos florestais (GTF) das câmaras municipais.
Folhetos informativos:
- Folheto informativo n.º 1, julho 2018 - apresenta, de forma sintética, as principais tarefas do projeto, os parceiros e as ações já desenvolvidas.
- Folheto informativo n.º 2, março 2019 - trabalhos já efetuados.
- Folheto informativo n.º 3, outubro 2019 - trabalhos já efetuados.
- Folheto informativo n.º 4, junho 2020 - trabalhos realizados no 2º semestre de 2019 e Ano Internacional da Sanidade Florestal”
- GO divulgado na RTP - Programa Biosfera (XVI) aos 9m e 35 s - Pragas e Agentes Patogénicos na Paisagem Florestal, 7 jul, 2018, episódio 27
- 90 Years Forest Research Institute - for the Society and Nature - poster “Development of integrated strategies for the prevention of pine pitch canker”. Livro de resumos, pg. 162 -163.
- Póster apresentado Agri-Innovation Summit 2017.